Marília

Daniel enfrenta ação de improbidade administrativa

Daniel Alonso: problemas em apenas 8 meses de governo.

O prefeito de Marília Daniel Alonso (PSDB) e seu secretário de Administração, José Alcides Faneco, irão responder como réus por improbidade administrativa na ação civil de responsabilidade aberta pelo Ministério Público estadual.

O Marília Notícia já havia noticiado na última sexta-feira (25) parte da história, que culminou com a exoneração de Kedney Romulo Simão da Silva do cargo comissionado de diretor do Observatório Municipal de Segurança e Cidadania. Ele também figura como réu na ação.

A reportagem obteve acesso aos documentos do caso, onde o promotor Oriel da Rocha Queiroz aponta uma série de supostas irregularidades em relação a nomeação de Kedney.

O Ministério Público entende que a formação de Kedney na academia da Polícia Militar não corresponde a curso superior exigido para ocupação do cargo.

No dia 2 de agosto, Oriel recomendou a exoneração do então diretor do Observatório de Segurança no prazo de 10 dias, que acabou prorrogado. A Prefeitura teria argumentado pela legalidade da nomeação, o que foi rebatido pelo MP.

“Os demandados Daniel Alonso e José Alcides Faneco, responsáveis pela nomeação ora hostilizada, aderiram dolosamente à referida fraude, mantendo o demandado Kedney no cargo de Diretor do Observatório da Segurança e Cidadania”, aponta o promotor indicando a situação de improbidade.

“Laços de amizade”

O promotor entende que a nomeação de Kedney também se deu por conta de “laços de amizade e profissionais entre o Prefeito Municipal e o nomeado, em detrimento do interesse público, com ferimento aos princípios da impessoalidade e moralidade”.

Em depoimento ao MP, Kedney e sua esposa, Vivian Ramos Simão da Silva – que também ocupou cargo comissionado de Coordenadora na secretaria da Saúde nos primeiros meses do ano – teriam confirmado amizade de longa data com Alonso, inclusive com visitas na residência do prefeito.

Já Alonso, teria tentado negar a amizade ao promotor do caso e frisado que se tratava de relação profissional.

“Quanto aos laços de amizade entre eles, resta evidente que as indigitadas nomeações, tanto para os cargos de assessor, em quadro compatível com o famigerado nepotismo, como aquela objeto destes autos, além da flagrante ilegalidade, encontram-se marcadas pelo ranço da pessoalidade, de favorecimento pessoal indevido, de indevida cordialidade político-administrativa, de doma da máquina pública em benefício próprio, de lesiva imoralidade”, analisa o representante do MP.

Para Oriel, não se trata de mera “mera irregularidade administrativa” e fala em “fraude no provimento do citado cargo” e “vínculo de amizade que norteou a citada portaria de nomeação”.

O MP considera o caso como ato de improbidade administrativa “que atenta contra os princípios da administração pública diante da violação dos deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, mediante a prática de ato visando fim proibido em lei, e de deixar de cumprir a exigência de requisitos de acessibilidade previstos na legislação”.

Pedidos

O promotor pediu na ação a nulidade da nomeação de Kedney, bem como a suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos dos envolvidos, além de pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o Poder Público.

Outro lado

A reportagem enviou questionamentos sobre o tema para a Prefeitura Municipal e Kedney, mas até o fechamento desta matéria não houve retorno. O espaço está aberto para as manifestações.

Marília Notícia

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

23 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

23 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

23 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

23 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

1 dia ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

2 dias ago

This website uses cookies.