Marília

Juiz eleitoral decide a favor de Garcia da Hadassa e defere chapa para eleições

Garcia da Hadassa e Eduardo Nascimento durante anúncio de união de candidaturas para a Prefeitura de Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

O juiz eleitoral Jose Antonio Bernardo, da 70ª Zona Eleitoral, decidiu a favor do candidato Garcia da Hadassa (Novo) e deferiu sua chapa com o vice Eduardo Nascimento (Republicanos). O magistrado julgou improcedente e extinguiu a ação com pedido de impugnação da candidatura, movida pelo secretário municipal de Administração, Cassio Luiz Pinto Junior.

A coligação “Marília é Deus, Pátria, Amor e Liberdade” também havia proposto uma ação de impugnação ao registro de candidatura, que igualmente foi rejeitada.

“Defiro o registro de candidatura de Jean Patrick Garcia Baleche, coligação ‘Juntos pelo Renascimento de Marília’, tendo como integrantes os partidos Novo, Republicanos e União Brasil, todos do município de Marília, com número 30 e opção de nome para concorrer ‘Garcia da Hadassa’, na chapa composta pelo candidato a vice-prefeito Eduardo Nascimento”, escreveu o juiz eleitoral em sua decisão.

Candidatura de Garcia da Hadassa foi deferida pela Justiça Eleitoral (Imagem: Reprodução)

Ambos os pedidos de impugnação foram ajuizadas em 22 de agosto e alegam, em síntese, os mesmos argumentos, que o candidato a prefeito Garcia da Hadassa não preencheria o requisito de filiação do Estatuto do Partido Novo e teria ocorrido fraude na convenção da legenda.

Os pedidos também atacaram a coligação feita pela comissão executiva do Novo com os partidos Republicanos e União Brasil, acusando-a de ilegalidade.

Na decisão, foi argumentada a regularidade da filiação de Garcia da Hadassa frente à Resolução Interna nº 69/2024 do Diretório Nacional do Partido Novo. Quanto à convenção do partido, foi pontuado que ocorreu em 29 de julho, sendo que o encontro do dia 26 de julho foi um evento de lançamento da pré-candidatura a prefeito de Garcia.

Sobre a coligação firmada posteriormente a convenção, foi justificada a sua validade e legalidade frente a expressa autorização dos partidos integrantes na ata de convenção, conforme preconiza a jurisprudência Justiça Eleitoral.

Diante da defesa, o Ministério Público Eleitoral (MPE) já havia opinado pelo deferimento do registro de sua candidatura.

Na decisão, o juiz eleitoral Jose Antonio Bernardo mencionou que “a lei eleitoral brasileira contenta-se com a filiação partidária no prazo de seis meses antes das eleições, o que se sobrepõe-se a qualquer previsão estatutária.”

O magistrado ainda considerou que a alegação de irregularidade na data da convenção não se sustentava. Sobre a alegação de fraude na coligação, por ter sido realizada em data posterior a convenção partidária, Bernardo juiz verificou que as atas de todos os partidos integrantes da coligação (Novo, Republicanos e União Brasil) contêm expressa delegação de poderes às executivas dos partidos para celebrarem coligação posterior.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Alcyr Netto

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

9 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

9 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

9 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

9 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

17 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.