Marília

Juiz determina que bar feche e decisão deve afetar todo o setor

O juiz Jamil Ros Sabbag, que estava de plantão na Justiça Estadual em Marília neste domingo (4), determinou o fechamento de um bar localizado na região central da cidade, por infração ao Plano São Paulo de combate à pandemia da Covid-19.

Segundo boletim de ocorrência, na noite anterior “o estabelecimento estava em pleno funcionamento, inclusive com mesas e cadeiras dispostas na calçada e com grande número de pessoas no local”.

O registro teria sido realizado durante uma operação da Polícia Civil batizada de “Peloponeso”, e cita suposta infração ao artigo 268 do Código Penal.

A previsão legal é de detenção de um mês a um ano, e multa por “infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”.

Ao mandar fechar o bar, o juiz atende a um pedido realizado por autoridade policial. Apesar de o caso correr em segredo de Justiça, a decisão já circula em grupos de WhatsApp.

Na decisão, o juiz destaca que está suspenso, por conta da infração, inclusive a modalidade delivery ao bar.

“Em razão da atual situação mundial decorrente da pandemia, o desrespeito às normas sanitárias vigentes para evitar o já crescente número de infectados pelo vírus configura, em tese, a infração prevista no artigo 268 do Código Penal”, escreve Sabbag em sua decisão.

Após a decisão, o  Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Marília e Região (Sinhores), orientou que seus filiados não mantenham o atendimento presencial, “pois poderão ter a mesma punição (fechamento judicial), até mudarmos de fase no Plano São Paulo”.

“Lembrando que não haverá nova visita ou confronto, se for detectada que a empresa está aberta eles podem fazer o pedido judicial imediatamente. Conseguimos nos manter muitos dias abertos, com muitas negociações , temos contato com outros 24 sindicatos no Estado de S Paulo e éramos os únicos a manter atendimento presencial, agora precisamos aguardar novo posicionamento que está previsto para 11.04.21”, diz trecho de comunicado do sindicato aos empresários.

Ministério Público

Na semana passada, o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) em Marília notificou a Justiça sobre o descumprimento da fase emergencial do Plano SP na cidade, vigente desde o dia 15 do mês passado.

O órgão cobra do município a execução da política sanitária que foi estabelecida pelo governo paulista para o controle da pandemia.

É a segunda vez que a promotoria pontuou o descumprimento, que pode resultar em multa diária de R$ 100 mil ao município. Em janeiro, a Prefeitura também foi notificada, em função da abertura de bares e descumprimento de protocolos sanitários.

Em abril do ano passado a Prefeitura foi alvo de uma Ação Cível Pública na qual fica obrigada a seguir, no mínimo, as restrições estabelecidas para o Estado.

A sentença de primeira instância foi desfavorável ao município, que recorreu ao Tribunal de Justiça do Estado São Paulo (TJ-SP), onde a ação ainda tramita.

A nova notificação foi feita pelo promotor Isauro Pigozzi, após o recebimento de uma queixa formal do Conselho Municipal da Saúde (Comus). O MP de Marília recebeu outras duas reclamações protocoladas por munícipes.

“Basta andar pela cidade para ver que as medidas não estão sendo cumpridas. O objetivo não é multa alguma, mas que haja um controle dessa situação”, disse o promotor.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Poço profundo de Lácio (PG-08): tecnologia, investimento e segurança hídrica para Marília

Novo Poço de Lácio (PG-08): resultado palpável e água potável (Foto: Divulgação) O abastecimento de…

5 horas ago

Primeira audiência do caso Rafael Pascon dura o dia e deve ser retomada nesta sexta

Rafael Pascon está preso desde outubro do ano passado na Penitenciária 2 de Gália (Foto:…

6 horas ago

Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas

Negócio supostamente ligado à tecnologia removeu fachada às pressas, segundo vizinhos (Foto: Marília Notícia) Um…

10 horas ago

Nova UBS pode beneficiar cerca de 10 mil moradores da zona norte

UBS deve beneficiar cerca de 10 mil moradores dos bairros Parque das Nações e Marina…

11 horas ago

Obra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até março

Unidade foi vistoriada pela secretária e prefeito (Foto: Divulgação) A construção da nova Escola Municipal…

11 horas ago

Filme ‘O Agente Secreto’ é indicado para quatro categorias do Oscar

O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente a Melhor…

11 horas ago

This website uses cookies.