Crianças, adolescentes e familiares no laboratório da Fatec Marília; aula prática. (Foto: Divulgação)
Para ampliar as descobertas que crianças, adolescentes e familiares fazem sobre a alimentação no Caoim (Centro de Atendimento à Obesidade Infantil de Marília), o serviço promoveu uma parceria com o curso de Tecnologia em Alimentos da Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Marília. O resultado é mais informação e saúde.
Durante o intercâmbio foram promovidos dois encontros: primeiro, no espaço físico do Caoim. Depois os participantes do programa foram ao laboratório de alimentos da instituição de ensino.
(Foto: Divulgação)
MEMÓRIA AFETIVA
As sensações físicas provocadas pelos alimentos podem ser associadas a sentimentos. É a chamada memória afetiva que faz, por exemplo, o cheiro e o sabor de bolo ou pão caseiro remeterem à “casa da vovó”, à fazenda ou a um ente querido.
No primeiro encontro, o professor Luiz Fernando Santos Escouto, da Fatec, visitou o Caoim e desenvolveu juntamente com a nutricionista do serviço, Michelle Righetti, uma atividade dinâmica para alertar sobre as quantidades e freqüências ingeridas, de alguns alimentos.
Eles usaram também, utensílios domésticos como copos, pratos e talheres para orientar e exemplificar para as famílias as quantidades dos alimentos ingeridos.
No segundo encontro, a equipe do Caoim e os pacientes foram até a faculdade para desenvolver a atividade no laboratório de alimentos, onde foi produzida uma opção saudável de sorvete.
Para a massa utilizou-se banana madura congelada; por cima, uma calda de morangos e, por último, um fio de azeite e uma folha fresca de manjericão. A combinação inusitada surpreendeu a todos.
“O hábito alimentar deve ser modificado de forma que todos da família confiem que tal transformação pode ser saudável e prazerosa, além de acessível e divertida”, explica a nutricionista.
(Foto: Divulgação)
O SERVIÇO
O Caoim é um serviço da Secretaria Municipal da Saúde, em parceira com a Maternidade Gota de Leite, por meio do ESF (Programa Estratégia Saúde da Família), que desenvolve um programa interdisciplinar com foco na criança/adolescente e as famílias. A cada semestre são oferecidas 120 vagas.
O atendimento é oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde), com portas abertas para a população. Basta que os pais ou responsáveis procurem a unidade para fazer uma avaliação e encaminhamento para o atendimento, orientação e tratamento.
O acesso pode ocorrer ainda por meio das unidades de saúde do município. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3454-6618, ou pessoalmente na rua 9 de Julho, nº 395, próximo à Justiça Federal. O atendimento é das 7h às 17h.
Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…
O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…
Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…
Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…
Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…
This website uses cookies.