Marília

Intercâmbio entre o Caoim e a Fatec reforça alimentação saudável

Crianças, adolescentes e familiares no laboratório da Fatec Marília; aula prática. (Foto: Divulgação)

Para ampliar as descobertas que crianças, adolescentes e familiares fazem sobre a alimentação no Caoim (Centro de Atendimento à Obesidade Infantil de Marília), o serviço promoveu uma parceria com o curso de Tecnologia em Alimentos da Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Marília. O resultado é mais informação e saúde.

Durante o intercâmbio foram promovidos dois encontros: primeiro, no espaço físico do Caoim. Depois os participantes do programa foram ao laboratório de alimentos da instituição de ensino.

(Foto: Divulgação)

MEMÓRIA AFETIVA

As sensações físicas provocadas pelos alimentos podem ser associadas a sentimentos. É a chamada memória afetiva que faz, por exemplo, o cheiro e o sabor de bolo ou pão caseiro remeterem à “casa da vovó”, à fazenda ou a um ente querido.

No primeiro encontro, o professor Luiz Fernando Santos Escouto, da Fatec, visitou o Caoim e desenvolveu juntamente com a nutricionista do serviço, Michelle Righetti, uma atividade dinâmica para alertar sobre as quantidades e freqüências ingeridas, de alguns alimentos.

Eles usaram também, utensílios domésticos como copos, pratos e talheres para orientar e exemplificar para as famílias as quantidades dos alimentos ingeridos.

No segundo encontro, a equipe do Caoim e os pacientes foram até a faculdade para desenvolver a atividade no laboratório de alimentos, onde foi produzida uma opção saudável de sorvete.

Para a massa utilizou-se banana madura congelada; por cima, uma calda de morangos e, por último, um fio de azeite e uma folha fresca de manjericão. A combinação inusitada surpreendeu a todos.

“O hábito alimentar deve ser modificado de forma que todos da família confiem que tal transformação pode ser saudável e prazerosa, além de acessível e divertida”, explica a nutricionista.

(Foto: Divulgação)

O SERVIÇO

O Caoim é um serviço da Secretaria Municipal da Saúde, em parceira com a Maternidade Gota de Leite, por meio do ESF (Programa Estratégia Saúde da Família), que desenvolve um programa interdisciplinar com foco na criança/adolescente e as famílias. A cada semestre são oferecidas 120 vagas.

O atendimento é oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde), com portas abertas para a população. Basta que os pais ou responsáveis procurem a unidade para fazer uma avaliação e encaminhamento para o atendimento, orientação e tratamento.

O acesso pode ocorrer ainda por meio das unidades de saúde do município. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3454-6618, ou pessoalmente na rua 9 de Julho, nº 395, próximo à Justiça Federal. O atendimento é das 7h às 17h.

Amanda Brandão

Recent Posts

Justiça condena Marçal a pagar indenização a Boulos por desinformação

Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…

8 horas ago

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes no Estado de São Paulo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…

8 horas ago

Governo libera mais R$ 4,6 bi para pagar saque-aniversário do FGTS

O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…

9 horas ago

Mulher é encontrada morta em residência; caso chama atenção para morte desassistida

Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…

9 horas ago

Ano letivo começa em escola com nove furtos nas férias e em unidade cívico-militar

Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…

9 horas ago

Prefeitura confirma exoneração de secretário Cesar Fiala nesta terça-feira

Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…

9 horas ago

This website uses cookies.