Marília

Identificação para autistas implantada por Damasceno reflete em qualidade de vida

Luyan Taylor ostenta cartão de identificação do autista ao lado de Wilson Damasceno (Foto: Divulgação)

A lei federal 13.977/2020, também conhecida como Romeo Mion, que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA), nem sempre foi uma realidade em Marília. O documento – que hoje garante direitos, oferece maior acessibilidade e reflete na melhora da qualidade de vida – antes era necessidade das pessoas com o diagnóstico e familiares na cidade.

“Quando estive secretário de Direitos Humanos, me deparei com a necessidade de se instituir no município a prioridade no atendimento da pessoa com TEA. Já havia lá a recomendação que se fizesse algo que a identificasse para que próprios autistas ou seus familiares pudessem usufruir deste direito conferido pelas Leis”, conta o ex-secretário da pasta Wilson Damasceno (PL).

Na ocasião, Damasceno relata que buscou apoio do secretário municipal de Tecnologia e Inovação, Eduardo Yamamato, e juntos criaram e implantaram tanto o cartão quanto o colar de identificação da pessoa com TEA, para que este público pudesse ter acesso prioritário aos serviços públicos e privados. “Isso promoveu mais qualidade de vida para o autista – seja criança, adolescente ou adulto -, além de conscientizar e evitar discriminações na população”, comemora Damasceno.

Pai de Luyan Taylor Minoru Machado de 12 anos, garoto diagnosticado com autismo, Julio Minoru Maeda conta que a instituição dessa identificação foi um passo importante na garantia dos direitos. “Dia após dia, estão começando a se conscientizar de que existem pessoas com limitações. Com este cartão, nós conseguimos provar isso. Porque, diferente de outros tipos de deficiências, a pessoa com autismo parece ser normal. Quando entramos numa fila de uma lotérica, banco ou supermercado, às vezes precisamos usar o cartão porque o autista não gosta de ficar muito tempo parado e começa a ficar agitado”, explica.

De acordo com Maeda, hoje há uma maior conscientização sobre o assunto, tanto que funcionários de grandes empresas já são orientados a identificar e priorizar o atendimento de pessoas com autismo e suas famílias. Contudo, ainda é grande o número de estabelecimentos sem regras de preferência. “Falta muita caminhada ainda para poder se tornar normal o símbolo e o respeito. Mas, no dia a dia, a gente vai regando igual uma plantinha, e aos poucos vai se tornando comum.”

A carteira, implantada pelo município, garante inclusive maior autenticidade no atendimento e acolhimento ao autista. O dispositivo conta com QR Code, que oferece acesso às informações sobre o assunto contidas no portal da Prefeitura. “Graças ao brilhante trabalho do secretário Eduardo Yamamoto”, elogia Damasceno.

Na ocasião, quando da confecção dos cartões e respectivos colares, foram 200 deles tinham como destino a pessoa com espectro. Hoje, a medida já atende 719 famílias, através do Núcleo da Pessoa com Deficiência, também criado na gestão de Damasceno frente à pasta.

Ex-secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, ex-secretário de Direitos Humanos e ex-vereador, Damasceno é delegado aposentado da Polícia Civil e tem uma vida de trabalho em prol da garantia de direitos às minorias.

Damasceno é pré-candidato pelo Partido Liberal e deve concorrer ao cargo de vereador nas eleições de outubro deste ano. A convenção partidária do PL está agendada para 3 de agosto, a partir das 9h, no Teatro Municipal Waldir Silveira de Mello.

Carolina Rolta

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

11 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

11 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

11 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

11 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

19 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.