Política

Ibama multa Bolsonaro em R$ 2.500 por suposta importunação a baleia em SP

O Ibama multou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por suposta importunação de uma baleia jubarte durante um passeio de jet ski em São Sebastião (SP), em junho do ano passado.

Bolsonaro foi multado em R$ 2.500. O auto de infração foi registrado pelo Ibama no dia 1º de abril, seis dias antes de a PF (Polícia Federal) concluir um inquérito sobre o episódio e decidir não indiciar o ex-presidente. Na prática, a corporação avaliou que Bolsonaro não cometeu crime por ele não ter se aproximado da baleia intencionalmente.

Para o Ibama, o ex-presidente violou uma lei contra o molestamento de animais marinhos. Essa lei é de 1987 e foi regulamentada por uma portaria do órgão em 1996. Segundo essa portaria, o molestamento consiste na aproximação a menos de 100 metros de animais marinhos por meio de embarcações ou outros veículos motorizados.

“A aproximação e molestamento das baleias alteram seu comportamento, que na costa brasileira são de reprodução e berçário, podendo colocar em risco não só indivíduos, mas como toda recuperação populacional da espécie” diz o Ibama, em nota.

Bolsonaro diz que é perseguido. Em publicação no X (antigo Twitter), o ex-presidente afirmou que o Ibama deu prazo de 20 dias para a defesa dele se manifestar. Cabe recurso contra a multa.

Folhapress

Recent Posts

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

11 horas ago

MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3

Lance do empate entre São Bernardo e Marília (Foto: Lucas Daquino/MAC) O Marília Atlético Clube…

11 horas ago

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

17 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

17 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

17 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

17 horas ago

This website uses cookies.