Márcia Mesquita Serva, superintendente do HBU. (Foto: Will Rocha)
O grande número de faltosos, durante mutirões de saúde promovidos em Marília, foi um dos assuntos abordados durante a audiência pública na Câmara Municipal. Segundo a superintendente do HBU, Márcia Mesquita Serva, o índice chega a 30% e prejudica os trabalhos. Ela pediu conscientização à população.
“A Secretaria Municipal da Saúde, em um grande esforço, conseguiu recursos para cirurgias em várias especialidades e dividiu conosco esta responsabilidade. Mobilizamos nossas equipes e vamos otimizar para fazer o máximo possível de procedimentos. Nossa intenção é zerar a fila”, disse Márcia.
O hospital pretende acionar equipes aos sábados e domingos, cancelar férias e fazer outras medidas excepcionais para as cirurgias eletivas (agendadas), mas é fundamental que o paciente compareça ou manifeste a desistência antecipadamente.
“Em muitos casos, a pessoa confirma o agendamento, mas não comparece. Estamos conseguindo um ‘olhar publico’ para o hospital e feito muitas cirurgias eletivas, graças a emendas parlamentares e temos observado uma ausência de até 30%, o que prejudica o mutirão”, afirmou Márcia.
Ela relatou ainda que há casos em que, durante os atendimentos pré-cirúrgico ou cirúrgico, são feitos diagnósticos de tumores que os pacientes sequer imaginavam, tamanha a importância dos mutirões de saúde.
“Nestas filas tem muita gente que fez algum tipo de tratamento, contornou a situação, mas que ainda precisa da cirurgia. Tem que passar pelo médico. Não é porque está sem dor, que está tudo bem e pode ignorar essa oportunidade”, disse a superintendente do HBU.
SANTA CASA
A secretária municipal da Saúde, Kátia Santana, afirmou que a questão dos pacientes faltosos também foi relatada por outros prestadores de serviços de saúde, como a Santa Casa de Marília.
Mutirão de exame oftalmológico de refração para verificar necessidade de óculos ou não em crianças em idade escolar oferece 520 vagas desde o mês passado na Santa Casa de Marília. Em alguns sábados, o número de faltosos chegou a 50%.
“Quem está aguardando um procedimento precisa se manter atualizado junto à unidade de saúde. Informações como endereço e telefone de contato não podem faltar. É importante sempre que receber a ligação ou a visita dos agentes, expor eventual dificuldade em relação à data de agendamento que está sendo proposta”, disse a secretária.
Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…
O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…
Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…
Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…
Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…
This website uses cookies.