Polícia

Homem associado a crime por relógio e exame de DNA vai a júri popular

Decisão da 3ª Vara Criminal de Marília, publicada nesta quinta-feira (11), manda a júri popular Carlos Amaro de Souza Filho, acusado pela morte do montador de móveis João Pedro Zancul de Souza Rodrigues, de 22 anos – em crime ocorrido na zona norte da cidade.

O caso chama atenção por uma das provas que colocou o réu na cena do homicídio: um relógio de pulso quebrado, com material genético dos envolvidos.

A motivação da briga entre vítima e acusado – embate físico e morte – tem diferente versões, que vão de falas injuriosas a ciúmes de namorada.

Souza Filho, que responde pelo crime em liberdade, foi denunciado por homicídio qualificado. No caso, o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) entendeu haver provas de que a morte ocorreu “sob emboscada ou mediante dissimulação/recurso que dificulte ou torne impossível a defesa da vítima.”

Uma das versões aponta que, após ameaças por telefone, houve o encontro fatal em uma rua do bairro Jânio Quadros.

Testemunhas divergem, porém, o MP apurou que, em meio à contenda, havia uma arma em disputa. Carlos teria levado vantagem, derrubando João no chão.

“Mesmo já com a vítima caída, desarmada, a sua mercê e com evidente dificuldade de se defender, o réu, na posse da arma de fogo, efetuou três disparos contra a cabeça da vítima, um deles à curta distância”, descreve a denúncia.

CIÊNCIA FORENSE

Durante a apuração do caso, a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) conseguiu identificar Carlos Amaro Souza Filho. Depoimentos de testemunhas e revelação de mensagens trocadas por celular apontaram para o suspeito.

Um homem chegou a ser detido, após a polícia localizar um capacete da vítima em uma residência. Mas foi o relógio quebrado, apreendido no local do crime, que foi uma das provas materiais mais relevantes.

Com a evidência, a polícia chegou ao autor, que admitiu a propriedade do objeto, confessou os disparos, mas alegou legítima defesa.

Agora, com a sentença de pronúncia – em um processo com apuração lenta e minuciosa – a Justiça poderá agendar o julgamento. Antes, porém, Carlos Amaro Souza Filho ainda pode recorrer ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) na tentativa de anular a decisão.

Por ter respondido ao processo em liberdade, ele aguarda solto o trânsito em julgado (decisão definitiva) – ou resposta de recurso – à sentença de pronúncia.

DENUNCIE

Informações imediatas sobre crimes contra a vida – como homicídios e latrocínios – são fundamentais para o trabalho da polícia e da Justiça. As informações podem ser transmitidas, mesmo de forma anônima. O cidadão conta com canais como 197 (Polícia Civil) ou 190 (Polícia Militar). É possível encaminhar denúncias também por meio do site www.webdenuncia.sp.gov.br.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Detran de São Paulo tira teste de baliza para exame da CNH e tem novas regras

Complexo de Trânsito em Marília; novas regras facilitam teste para CNH (Foto: Arquivo/Marília Notícia) O…

2 horas ago

Adolescentes investigados pela morte do cão Orelha em SC voltam ao Brasil após viagem

Dois dos quatro adolescentes que espancaram o cachorro comunitário Orelha voltaram ao país na noite desta…

2 horas ago

Clientes denunciam loja de shopping após suspeita de fraude na compra de celulares

A Polícia Civil de Marília investiga suspeita de estelionato e fraude envolvendo a venda de…

2 horas ago

Governo confirma que fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

3 horas ago

Jovem reage com cotovelada em policial, tenta pegar arma, mas acaba detido com droga

Um jovem de 19 anos foi detido e conduzido à Central de Polícia Judiciária (CPJ)…

3 horas ago

Financiamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em Marília

Biênio 2022-2023 (Reprodução: Abrainc) O mercado imobiliário de Marília apresentou transformações profundas e ritmo acelerado…

6 horas ago

This website uses cookies.