O Hospital Beneficente Unimar (HBU) realizou uma cirurgia inédita para remover um tumor cerebral em uma paciente de 23 anos. A jovem, que apresentava dores de cabeça, dificuldades motoras e episódios semelhantes a desmaios, foi diagnosticada com um tumor de cinco centímetros no cerebelo, comprimindo estruturas vitais do cérebro. Segundo o HBU, a intervenção imediata foi necessária para evitar risco de morte.
O procedimento, conduzido pelo neurocirurgião Vinícius Herbert Sales e equipe, durou nove horas e utilizou tecnologias como monitorização intraoperatória e aspirador ultrassônico. “Foi uma cirurgia desafiadora, mas conduzida com muita responsabilidade e dedicação. Tivemos a alegria de conseguir remover todo o tumor, preservando as funções neurológicas da paciente”, afirmou Sales.
No pós-operatório, a paciente precisou de uma válvula de derivação ventrículo-peritoneal para controlar a pressão intracraniana. Pela primeira vez na região, o procedimento foi realizado com videolaparoscopia, sob coordenação do cirurgião do aparelho digestivo Yordanis Cruz Matos. “Estudamos o caso e compreendemos que essa técnica levaria menos dor, teria menor risco de complicações e, ainda, conseguimos alta hospitalar precoce e recuperação acelerada”, disse o médico.
Três dias após a cirurgia, a paciente, identificada como Bárbara, recebeu alta consciente, orientada e sem sequelas. “Eu tô muito, muito, muito feliz e muito grata pela experiência. Foram 24 dias de muita luta, de resistência. Desde o início, fui acolhida aqui no HBU e, diferente de outras vezes na minha vida, tive explicações claras sobre o que eu tinha e o que poderia acontecer comigo. Isso me acalmou”, relatou.
Bárbara afirmou que o futuro agora é de esperança. “Eu falo que renasci. Meu sonho é correr, sentir o vento no meu rosto. Já até convoquei meu pai para treinar comigo, porque no ano que vem quero correr um quilômetro. Cada ano da minha vida, quero correr um quilômetro a mais. Essa é minha meta.”
O HBU destacou que o caso representa um marco para a instituição, ao aliar inovação tecnológica e cuidado humanizado. “Foi um dos momentos mais marcantes da minha carreira. Ver uma jovem de apenas 23 anos sair de uma cirurgia tão complexa, consciente, orientada e sem sequelas é algo que enche de alegria não só a mim, mas toda a nossa equipe”, disse Sales.
Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da 1ª…
As retiradas em contas de poupança ao longo de novembro de 2025 superaram em R$…
Para 3,1 milhões de moradores de favelas brasileiras, a chegada de uma ambulância na porta…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
This website uses cookies.