Vitrine MN

Grande Assis vence licitação e expande transporte gratuito e tecnológico

Ônibus tecnológicos atendendo os passageiros de Assis (Foto: Divulgação)

A empresa Transporte Coletivo Grande Assis continuará à frente do sistema de transporte público gratuito da cidade pelos próximos 12 meses. A decisão foi confirmada após a companhia vencer um pregão eletrônico disputado por 17 empresas dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. A vencedora apresentou a menor proposta, no valor de R$ 4.998.000,00.

O montante ficou cerca de R$ 2,1 milhões abaixo do teto de R$ 7,1 milhões estipulado pela Prefeitura de Assis, o que representa economia de aproximadamente 30% aos cofres públicos. O novo contrato prevê não apenas a manutenção da gratuidade implantada pela administração municipal, mas também a ampliação da frota de ônibus da cidade.

A operação, que atualmente conta com cinco veículos em circulação e um reserva, passará a exigir sete ônibus no total, sendo seis em operação diária e um de reserva. Todos os veículos são equipados com recursos de acessibilidade, ar-condicionado, tecnologia embarcada, sistema de bilhetagem e monitoramento por GPS.

Salto no número de passageiros e aprovação popular

A permanência da empresa em Assis acompanha uma mudança significativa no transporte público local. Segundo o secretário municipal de Planejamento, Obras e Serviços, Leandro Gonçalves Gabrigna, a população aprovou o serviço desde que a companhia assumiu a operação em caráter emergencial, substituindo a antiga frota municipal, que, conforme relatou, estava sucateada e apresentava falhas frequentes.

“Até julho do ano passado, tinha 23 mil passageiros por mês. Hoje são 115 mil passageiros todos os meses. A aceitação é muito grande. O público usa e tem gostado muito de tudo que está sendo oferecido”, afirmou o secretário.

Entre os principais diferenciais apontados por Gabrigna estão os recursos tecnológicos disponibilizados aos usuários, como Wi-Fi gratuito e monitoramento em tempo real da frota. Os ônibus também contam com câmeras de segurança e portas USB para carregamento de celulares.

“Colocaram os ônibus novos, com internet Wi-Fi e ar-condicionado. O aplicativo está funcionando. Você vê o ônibus em tempo real. O usuário acompanha e sabe o exato local em que o ônibus se encontra e a estimativa até o horário que ele vai chegar. Isso deu um crescimento importante aqui no transporte público”, disse.

O contrato firmado por meio da licitação tem vigência inicial de 12 meses e poderá ser renovado anualmente por até 10 anos. A medida garante a continuidade do serviço enquanto o município desenvolve seu planejamento de longo prazo para o setor.

Alcyr Netto

Recent Posts

Life lança combo com internet de 1000 Mega e TV por R$ 99,90 durante a Copa

Combo Copa reúne conexão de 1000 Mega e acesso ao Life Play (Foto: Divulgação) A…

14 minutos ago

Marília conquista ouro nas duplas e soma 10 destaques na Copa Brasil Ouro

principal resultado da delegação mariliense foi a medalha de ouro na categoria duplas sub-11 (Foto:…

5 horas ago

Obras em viaduto da Raposo Tavares provocam desvios no trânsito em Assis

Motoristas devem redobrar a atenção no trecho (Imagem: Divulgação) Motoristas que trafegam pela rodovia Raposo…

5 horas ago

Homem morto após agredir a esposa na zona sul de Marília é identificado

Maurício Roberto Nove teve a morte confirmada ainda no local (Foto: Divulgação) Foi identificado como…

12 horas ago

Justiça Eleitoral cassa chapa e deve mudar composição da Câmara de Marília

Ex-vereador José Carlos Albuquerque deve ganhar vaga na Câmara dos Vereadores de Marília (Foto: Arquivo/Marília…

13 horas ago

This website uses cookies.