Marília

Criação de emprego em Marília é destaque na TV Brasil

“Na contramão do cenário nacional, a cidade de Marília, no interior de São Paulo, encontrou uma receita que tem dado bons resultados. Nos últimos 12 meses, foi o município paulista que mais gerou emprego”.

É assim que começa a reportagem da série sobre os desafios do novo presidente veiculada na TV Brasil nesta terça-feira (21). A equipe da rede de TV pública esteve na cidade há aproximadamente um mês.

Foram entrevistados empresários e trabalhadores de setores chave para a economia local, como a indústria alimentícia, que soma mais de 8 mil empregados, e a nascente tecnologia da informação, que tem aproximadamente 100 empresas.

Entre as ideias festejadas no vídeo está a isenção de impostos para a instalação das empresas de tecnologia que passou a vigorar em 2016. No começo do ano foi conquistado o credenciamento do sonhado Parque Tecnológico.

A TV Brasil também exaltou o elevado Índice de Desenvolvimento Humano de Marília e o Produto Interno Bruto da Região, a que mais cresceu em 2017 no Estado de São Paulo, 6%.

Uma das indústrias mostradas na reportagem aumentou o número de funcionários em 7% no último ano e o jornalista associou o “cheiro doce” da cidade com a geração de empregos no setor.

O secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cássio Luiz Pinto Junior, comentou sobre a diversificação da economia local, que também gera movimento e “trás de reboque o comércio”, com a vinda de diversas franquias.

Caged

Apesar dos bons resultados no acumulado dos últimos 12 meses, a cidade ligou o sinal de alerta na geração de empregos no mês de junho, como o Marília Notícia mostrou em reportagem publicada há aproximadamente um mês.

Em junho Marília perdeu 310 empregos com carteira assinada, quando foram contratados 1.760 funcionários e demitidos 2.070. Os dados de julho devem ser liberados pelo Ministério do Trabalho e Emprego nos próximos dias.

Apesar dos números negativos em junho, o saldo de geração de emprego em 2018 ainda é positivo. São 872 admissões a mais do que desligamentos no primeiro semestre.

Mas no mês retrasado, em praticamente em todos os setores da economia local foram registradas mais demissões do que contratações. O único saldo positivo foi da indústria, com apenas 27 postos de trabalho criados.

A administração pública teve saldo negativo de 176 postos de trabalho no mês passado. Serviços, setor que vinha garantindo bons resultados, extinguiu 72.

O comércio, que vem demitindo desde o começo do ano, perdeu 51 vagas em junho e a construção civil, que patinava, contabilizou 28 demissões que não foram repostas com novos funcionários.

 

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

6 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

12 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

15 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

15 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

16 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

16 horas ago

This website uses cookies.