Regional

Garça tem 548 casos de dengue em quatro meses

Equipes fazem nebulização onde há casos confirmados (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Garça (distante 35 quilômetros de Marília) confirmou nesta quarta-feira (29) que o município possui 548 casos de dengue confirmados até o momento. Em apenas quatro meses, a cidade tem somente cinco confirmações a menos do que o número total de casos registrados em 2019.

De acordo com a Prefeitura de Garça, mesmo nesta época de controle da pandemia da Covid-19, continuam as ações de combate ao mosquito, que, além da dengue, transmite também febre amarela, zika e chikungunya.

As atividades de rotina dos agentes comunitários e dos agentes de endemias prosseguem, com orientações e eliminação de criadouros.

Há também o Controle de Criadouros (CC) realizado ao redor da residência dos casos confirmados de dengue. E, além disso, após a visitação casa a casa, é realizada a nebulização para matar o mosquito.

A Prefeitura está com ações para impedir o avanço da dengue no município, no entanto, a população precisa colaborar limpando sua própria casa.

Segundo a diretora da Vigilância em Saúde de Garça, Edna Semenssato, os casos continuam sendo registrados, mesmo neste período considerado ante epidêmico.

“Estamos muito preocupados com a atitude de boa parte da população, que está descuidando dos seus quintais. A prevenção da dengue precisa ser uma atitude de todos. Nós estamos vivendo um problema grave de saúde mundial, porém, não podemos descuidar da dengue, que também é uma doença séria e que precisa ser controlada. É preciso eliminar os criadouros do mosquito dos quintais, piscinas e terrenos”, disse Edna.

A diretora informou ainda sobre o programa ‘Bairro a Bairro’, que iniciou em fevereiro, e foi adaptado para esta época de isolamento social, percorrendo todo o município para recolher o material inservível colocado nas calçadas, cumprindo um cronograma por regiões da cidade.

O programa inclui também outros serviços de zeladoria realizados pela administração municipal, como poda de árvores e plantio de novas mudas, capinação de terrenos com mato alto, limpeza de bueiros, pintura de guias e sarjetas, operação tapa-buraco, pintura e modernização da sinalização de trânsito, verificação de vazamentos de água e tampas quebradas de bueiros e rede de esgoto.

Vale lembrar que o município de Garça ainda possui  ‘O Plano de Mobilização Social para o Controle do Aedes aegypti’.

As ações previstas para todo o ano de 2020, tem o objetivo de envolver, sensibilizar e obter o apoio de crianças, jovens e adultos no combate ao mosquito, porém, com a suspensão das aulas, o programa foi interrompido durante a quarentena.

Daniela Casale

Recent Posts

Feira da Lua será realizada nesta sexta-feira com show de Marcos Paulo & Candé

A Prefeitura da Estância Turística de Tupã realiza nesta sexta-feira (31) a Feira da Lua,…

4 horas ago

Cinema Pontos MIS exibe sessão gratuita sobre futebol, memória e identidade em Marília

Exibição apresenta os filmes 'O Menino, o Recruta e o Sargento' e 'Cine Pelé'.

4 horas ago

Feirão Casa Paulista reúne 708 imóveis e facilita compra da casa própria em Marília

Evento reúne construtoras, análise de crédito e atendimento habitacional entre 30 de julho e 2…

4 horas ago

Inscrições no mutirão de reconhecimento de paternidade terminam nesta quinta-feira

Atendimento gratuito será realizado em 1º de agosto com serviços voltados à regularização de vínculos…

4 horas ago

Procuradoria do Estado abre cadastro para estágio em Direito na região de Marília

Processo seletivo oferece bolsa de R$ 1 mil, auxílio-transporte e inscrições até 21 de agosto.

4 horas ago

MN TV: Maratonista com carreira internacional está desaparecido no interior de SP

https://www.youtube.com/embed/JXiP5Gra52s

17 horas ago

This website uses cookies.