A banana do subgrupo Cavendish é a mais popular, mais consumida e mais cultivada do mundo. No entanto, ela poderá desaparecer em breve devido a um fungo agressivo causador do assim chamado mal-do-Panamá. Essa descoberta consta de um estudo realizado por cientistas da Universidade de Wageningen, Holanda.
Já na década de 1960, o mal-do-Panamá quase levou à extinção a anteriormente popular banana do tipo Gros Michel. Agora, uma cepa diferente do fungo, conhecida como TR4, ameaça o subgrupo Cavendish, variedade que inclui a banana nanica. Os cientistas acreditam ser só uma questão de tempo até uma nova cepa do fungo chegar à América Latina, onde são cultivadas 80% das bananas Cavendish do mundo.
A cepa TR foi identificada primeiramente em 1994, depois de o fungo ter destruído bananais em Taiwan três décadas antes. No entanto, “o surto inicial não chamou a atenção da indústria da banana, e os níveis de conscientização permaneceram baixos”, afirmam os pesquisadores.
O TR4 é um agente patogênico resistente a fungicidas que pode permanecer inativo no solo por até 30 anos. Quando ataca, ele destrói o mecanismo de transporte de líquido das plantas, fazendo com que murchem rapidamente, morrendo de desidratação.
Fonte: MSN
Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da 1ª…
As retiradas em contas de poupança ao longo de novembro de 2025 superaram em R$…
Para 3,1 milhões de moradores de favelas brasileiras, a chegada de uma ambulância na porta…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
This website uses cookies.