Marília

Fumaça persiste em Marília e rebaixa ainda mais a qualidade do ar

Fumaça encobria Marília nas primeiras horas da manhã após mais uma madrugada de incêndios (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)

Marília amanheceu novamente sob uma espessa camada de fumaça nesta quinta-feira (5), depois de mais uma noite de incêndios registrados na cidade e na região.

Ontem em Marília, um incêndio de grandes proporções destruiu três residências no bairro Alto Cafezal, próximo ao Centro. Os bombeiros contiveram as chamas. E, apesar de não haver registro de feridos, os proprietários dos imóveis perderam tudo.

Ao Marília Notícia leitores relataram o surgimento de novos focos próximos da avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, na zona leste; na Via Expressa, zona sul; e no entorno da região norte, próximo ao posto Gigantão. Também há registro de incêndio desde o último sábado (31) em trecho às margens da rodovia Transbrasiliana (BR-153).

Centro nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira estava tomado por fumaça (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)

O Corpo de Bombeiros confirmou ao MN as ocorrências informadas pelos leitores e informou que tem trabalho com várias equipes para conter as queimadas na cidade e em seu entorno.

PIORA DO AR

O acúmulo de fumaça rebaixou ainda mais a qualidade do ar em Marília. Segundo aferição horária disponível no site da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o status da cidade baixou de “moderada” para “ruim”.

Por volta das 8h40, a qualidade do ar caminhava para “muito ruim”, a penúltima escala antes da “péssima”. O motivo principal da piora é o acúmulo de partículas inaláveis no ar, seja de fumaça ou fuligem provocada pelas queimadas.

Segundo a Cetesb, o status de “ruim” é prejudicial principalmente às “pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas, idosos e crianças” pelo agravamento de sintomas. Os efeitos mais comuns são ardor nos olhos, garganta e nariz, tosse seca e cansaço.

Cidade está tomada pela fumaça (Foto: Gabriel Tedde/Marília Notícia)

NORMALIDADE

Apesar da piora da qualidade do ar, o atendimento segue “dentro da normalidade para esta época do ano” em unidades básicas de saúde e de pronto atendimento do município, segundo informou a Prefeitura de Marília.

“Devido às questões climáticas, há sim um aumento das patologias respiratórias tanto em crianças como nos adultos e idosos”, afirmou a médica da supervisão de urgência e emergência da Saúde, Vivian Regina Affonso.

Nesta quinta-feira (5), os termômetros devem marcar até os 37°C, segundo Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet). O calor e a fumaça redobram os cuidados com a saúde, seja de hidratação, alimentação leve a evitar se expor ao sol das 10h às 16h.

(Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Rodrigo Viudes

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

10 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

10 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

10 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

10 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

18 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.