Marília

Relatório do TCE aponta demanda por reforma na UPA

Fiscais afirmaram que UPA de Marília necessita de reforma (Foto: Divulgação/TCE)

Fiscalização surpresa do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), realizada na última quinta-feira (20) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Norte, aponta a necessidade de intervenções no prédio.

Apesar de indicar a carência estrutural do estabelecimento de saúde, os técnicos da Corte de Contas sinalizam o atendimento dos requisitos de forma geral.

De acordo com o relatório do TCE-SP, entre os itens verificados, os fiscais constaram que não eram boas as condições da sala de espera. Segundo o apontamento, o prédio precisa de manutenção especialmente no piso e rodapés.

As paredes apresentavam desgaste, porém, não foram feitas fotos, devido ao grande número de pacientes que aguardavam atendimento. Foi verificado que o tempo médio – entre a chegada do usuário e o atendimento pela recepção da UPA – era de 15 minutos.

Na unidade foi constatado que havia atendimento de ortopedia, pediatria, odontologia e clínica geral para atendimentos de urgência e emergência. Os fiscais verificaram ainda que havia acessibilidade garantida às pessoas portadoras de necessidades especiais.

A escala da jornada de trabalho de médicos não estava em local acessível ao público. Estavam visíveis apenas as escalas de enfermeiros, assistente social, recepção e do pessoal da limpeza.

Os documentos referentes à carga horária dos médicos somente foram afixados depois de questionamento do TCE.

No relatório, os banheiros da UPA não apresentavam boas condições de assepsia. Conforme a Corte, há necessidade de reformas. Apesar disso, os fiscais não encontraram infiltrações ou pontos com mofo nas paredes e teto.

Em vistoria no setor em que estavam armazenados os medicamentos, foi verificado que estavam em ordem e que não havia nenhum remédio com prazo de validade vencido.

A fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo contou com 336 servidores, em 120 municípios, que fiscalizaram 273 unidades de saúde, sendo 41 no âmbito estadual e 232 de responsabilidade municipal.

OUTRO LADO

Sobre a reforma da unidade de saúde, a superintendência da Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU), gestora da UPA, afirma que já foi encaminhada solicitação à Secretaria Municipal da Saúde, uma vez que o prédio é do município. A entidade pontua a necessidade de cumprir este trâmite para realização das obras necessárias.

Quanto à limpeza, a UPA Norte diz que possui equipe 24h, que faz a limpeza recorrente e periodicamente em todo prédio. Em razão do desgaste da estrutura, o visual nem sempre é o ideal, porém, no que diz respeito à assepsia, ela é realizada regularmente.

Em relação as escalas, já foi providenciada a fixação das mesmas no local adequado, tanto no mural interno como externo da unidade.

Alcyr Netto

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

3 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

8 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

12 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

12 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

12 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

12 horas ago

This website uses cookies.