Marília e região

Feira da Unesp atrai alunos após queda de procura em vestibulares

Alunos visitam ‘banca’ de Biblioteconomia na Feira de Profissões da Unesp nesta quarta-feira (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)

Estudante do segundo ano do curso de Relações Internacionais, Louise de Araújo, 19 anos, mudou-se há quase dois anos de Maceió (AL) para Marília em busca de sua sonhada formação profissional no campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

“Fiquei sabendo da Unesp na minha escola. Mesmo sendo de outro estado, a gente fala muito bem porque é uma das melhores do Brasil”, elogiou a universitária, presente na Feira de Profissões promovida pela instituição na quarta.

Iniciado às 8h, o evento aconteceu durante todo o dia e foi encerrado apenas à noite após receber as centenas de alunos do ensino médio de escolas convidadas das redes estadual e privada de ensino de Marília.

Estudante de Relações Internacionais, Louise de Araújo deixou Maceió para estudar na Unesp em Marília (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)

As palestras e exposições de cada um dos nove cursos superiores de ensino visaram atrair mais alunos após queda de procura verificada nos vestibulares, sobretudo depois da pandemia do novo coronavírus, no começo da década.

“Esse é um movimento mundial. No Brasil, ainda temos uma diminuição na pirâmide etária, com menos crianças e jovens. Além disso, há certo desinteresse pela carreira acadêmica”, analisou a diretora da Unesp em Marília, Ana Clara Bortoletto Nery.

Diretora da Unesp em Marília, Ana Clara Bortoletto Nery (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)

Redução de procura e vagas

A formação em Relações Internacionais, que fez Louise trocar as belas praias da capital de Alagoas pelo interior paulista, é uma das mais procuradas pelos candidatos nos vestibulares para a Unesp em Marília.

Em 2019, foram 12,4 interessados por vaga. No ano passado, a disputa baixou para 8,1. Dos nove cursos superiores oferecidos pela Unesp na cidade, outros seis também tiveram menos inscrições na mesma comparação entre anos.

No caso, Ciências Sociais, Fisioterapia e Pedagogia, oferecidos em outros campus no estado e ainda Arquivologia, Filosofia e Terapia Ocupacional, cujas ofertas de vagas são exclusivas para o campus de Marília.

Por outro lado, apenas os cursos de Biblioteconomia e Fonoaudiologia, também restritos à unidade local, tiveram maior procura em 2024 na comparação com o ano que antecedeu a pandemia do novo coronavírus.

Na ocasião, 2.596 candidatos concorreram às 475 vagas abertas no campus de Marília. Passados cinco anos – dois deles, em sistema de aulas de home office – 1.587 disputarão 400 matrículas. Ou seja, 1.009 interessados e 75 cadeiras a menos, segundo a Unesp.

Interesses diferentes

Na quarta, alunos se revezaram entre as caravanas escolares conduzidas ao campus da instituição. O custo do transporte foi coberto por recursos obtidos pela instituição através de edital.

Aluno da escola estadual Sebastião Mônaco, da Vila Coimbra, Luís Augusto, 17 anos, afirmou ter visitado a universidade pela primeira vez. “Nem havia passado por perto”, disse. Dos cursos, no entanto, não se interessou por nenhum. “Minha área é mais programação”, disse.

Daniel Francisco, 17 anos, afirmou ter se interessado pelo curso de Fisioterapia (Foto: Rodrigo Viudes/Marilia Noticia)

Colega de escola, Daniel Francisco, 17 anos, demonstrou interesse pelo curso de Fisioterapia. “A dinâmica é bem interessante”, afirmou, para depois se explicar. “É que eu sou do esporte. Jogo vôlei. Foi por isso”.

Durante o “rolê” pelo campus, os alunos receberam um kit com informativos sobre a instituição. “A ideia da feira é que os alunos venham conhecer os cursos, a Unesp e suas possibilidades”, resumiu a diretora.

Em tempos de baixa concorrência na maioria dos cursos, os interessados em concorrer às novas vagas no ensino superior gratuito podem se inscrever para o Vestibular 2026 entre 4 de setembro e 8 de outubro pelo site da Vunesp [acesse aqui].

Rodrigo Viudes

Recent Posts

Justiça autoriza Prefeitura a pagar verbas rescisórias de terceirizados

Trabalhadores protestaram na frente da Prefeitura (Foto: Ramon Franco/Marília Notícia) A Vara da Fazenda Pública…

2 horas ago

Trabalho escravo urbano supera meio rural e atinge 2,7 mil pessoas em 2025

Construção civil lidera resgates de trabalho análogo à escravidão em 2025 (Foto: Agência Brasil) As…

7 horas ago

Calor extremo: 3,8 bilhões de pessoas serão atingidas até 2050, diz estudo

Nações muito populosas como Índia, Nigéria, Indonésia, Bangladesh, Paquistão e Filipinas também sentirão fortemente os…

7 horas ago

Câmara: MP que cria Gás do Povo está na pauta no retorno aos trabalhos

Hugo Motta anuncia prioridades para a primeira semana de trabalhos (Foto: Agência Brasil) O Congresso…

7 horas ago

Polícia Federal prende suspeito de integrar grupo terrorista islâmico na região

Apreensão foi feita pela PF nesta quinta-feira (Foto: Divulgação/Polícia Federal) A Polícia Federal (PF) prendeu,…

8 horas ago

Rede municipal de Marília terá volta às aulas escalonada em fevereiro

Rede municipal é composta por 65 escolas e cerca de 19 mil alunos (Foto: Divulgação)…

10 horas ago

This website uses cookies.