Categories: Marília

Famema lança campanha sobre a doação de órgãos

Prefeito no lançamento da campanha

Encontro promovido pelo Spot (Serviço de Captação de Órgãos e Tecidos) da Famema, lançou a Campanha de Conscientização sobre a Doação de Órgãos e Tecidos em Marília.

Participaram do lançamento da campanha no Complexo Famema, o Prefeito Municipal de Marília, Vinícius Camarinha, o vereador José Expedito Carolino, o Vice-Diretor Geral e Superintendente do Complexo Famema, Dr. Ivan de Melo Araújo, o Diretor Administrativo da Famema, Dr. Gilson Caleman, o Diretor Municipal de Saúde, Danilo Augusto Bigeschi e integrantes do SPOT.

O principal objetivo da campanha é a conscientização da população. Um dos desafios do processo de captação é a abordagem às famílias. Muitas pessoas se declaram favoráveis à doação. Entretanto, essa posição nem sempre é passada aos familiares.

No momento da abordagem das famílias, em uma situação de extrema fragilidade emocional, a doação não é efetivada pela falta de comunicação anterior entre a pessoa que faleceu e os familiares. As pessoas devem confirmar à família que são doadoras de órgãos.

O Prefeito Municipal, Vinícius Camarinha, demonstrou seu entusiasmo em apoiar a campanha. “São ações como esta que proporcionam a possibilidade  do assunto ser discutido entre os familiares. Confirmo que através da Prefeitura, as secretarias municipais darão total apoio à campanha”.

Pela atual legislação, nem mesmo um documento assinado e reconhecido pelo doador pode ser usado pelos serviços de captação. Somente a declaração da família, após diagnóstico de morte encefálica, é capaz de desencadear o procedimento que permite devolver a vida para outras pessoas. Os serviços de captação e as centrais de transplantes seguem uma legislação rigorosa. Para a constatação da morte cerebral, há um procedimento criterioso da equipe médica, que garante a segurança em relação à irreversibilidade do diagnóstico.

O Vice-Diretor Geral e Superintendente do Complexo Famema, Dr. Ivan de Melo Araújo, reitera que apesar das doações concretizadas, ainda falta conscientização das famílias para efetivar todas as possibilidades. “Na minha especialidade, como médico, acompanho de perto doações e transplantes de rins. Temos efetivado números satisfatórios, mas se houver maior conscientização das pessoas, poderão ser bem melhores”.

A Campanha de Conscientização sobre Doação de Órgãos e Tecidos distribuirá gibis educativos com o título “Vamos Doar”, que serão entregues aos alunos da Rede Municipal de Educação. O gibi aborda de forma lúdica o tema doação de órgãos e tecidos.

Marília Notícia

Recent Posts

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

26 minutos ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

26 minutos ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

26 minutos ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

26 minutos ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

26 minutos ago

Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores nativas

Corte de árvores nativas não teve nenhuma autorização de órgão competente (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia…

26 minutos ago

This website uses cookies.