Categories: Marília

Famema lança campanha sobre a doação de órgãos

Prefeito no lançamento da campanha

Encontro promovido pelo Spot (Serviço de Captação de Órgãos e Tecidos) da Famema, lançou a Campanha de Conscientização sobre a Doação de Órgãos e Tecidos em Marília.

Participaram do lançamento da campanha no Complexo Famema, o Prefeito Municipal de Marília, Vinícius Camarinha, o vereador José Expedito Carolino, o Vice-Diretor Geral e Superintendente do Complexo Famema, Dr. Ivan de Melo Araújo, o Diretor Administrativo da Famema, Dr. Gilson Caleman, o Diretor Municipal de Saúde, Danilo Augusto Bigeschi e integrantes do SPOT.

O principal objetivo da campanha é a conscientização da população. Um dos desafios do processo de captação é a abordagem às famílias. Muitas pessoas se declaram favoráveis à doação. Entretanto, essa posição nem sempre é passada aos familiares.

No momento da abordagem das famílias, em uma situação de extrema fragilidade emocional, a doação não é efetivada pela falta de comunicação anterior entre a pessoa que faleceu e os familiares. As pessoas devem confirmar à família que são doadoras de órgãos.

O Prefeito Municipal, Vinícius Camarinha, demonstrou seu entusiasmo em apoiar a campanha. “São ações como esta que proporcionam a possibilidade  do assunto ser discutido entre os familiares. Confirmo que através da Prefeitura, as secretarias municipais darão total apoio à campanha”.

Pela atual legislação, nem mesmo um documento assinado e reconhecido pelo doador pode ser usado pelos serviços de captação. Somente a declaração da família, após diagnóstico de morte encefálica, é capaz de desencadear o procedimento que permite devolver a vida para outras pessoas. Os serviços de captação e as centrais de transplantes seguem uma legislação rigorosa. Para a constatação da morte cerebral, há um procedimento criterioso da equipe médica, que garante a segurança em relação à irreversibilidade do diagnóstico.

O Vice-Diretor Geral e Superintendente do Complexo Famema, Dr. Ivan de Melo Araújo, reitera que apesar das doações concretizadas, ainda falta conscientização das famílias para efetivar todas as possibilidades. “Na minha especialidade, como médico, acompanho de perto doações e transplantes de rins. Temos efetivado números satisfatórios, mas se houver maior conscientização das pessoas, poderão ser bem melhores”.

A Campanha de Conscientização sobre Doação de Órgãos e Tecidos distribuirá gibis educativos com o título “Vamos Doar”, que serão entregues aos alunos da Rede Municipal de Educação. O gibi aborda de forma lúdica o tema doação de órgãos e tecidos.

Marília Notícia

Recent Posts

Operação Cata Treco atende cinco áreas da região central nesta segunda-feira

Operação chega à região central nesta segunda-feira para recolher materiais inservíveis (Foto: Divulgação) A Prefeitura…

19 minutos ago

Prefeitura lança Projeto Verão com atividades esportivas em várias regiões de Marília

Iniciativa da Selj amplia oferta de atividades gratuitas durante duas semanas (Foto: Divulgação) A Prefeitura…

23 minutos ago

Mulher é presa ao tentar entrar com droga na penitenciária de Álvaro de Carvalho

Uma mulher foi presa em flagrante por tráfico de drogas ao tentar entrar com entorpecente…

29 minutos ago

Empresário morto em acidente de moto na região de Marília é sepultado no PR

Natural de Faxinal, Jackson era dono de uma vidraçaria em Tarumã (Foto: Divulgação/Redes Sociais) Será…

48 minutos ago

Motociclista morre após acidente na rodovia Rachid Rayes, em Echaporã

Vítima morreu após acidente na SP-333 em Echaporã (Foto: The Brothers) Um motociclista morreu na…

22 horas ago

Cinco anos após vacinação, covid recua no Brasil, mas ainda provoca mortes

Especialistas defendem reforço da imunização após registro de 1,7 mil mortes (Foto: Agência Brasil) Cinco…

23 horas ago

This website uses cookies.