Marília

Falta de medicamentos agrava situação da Saúde em Marília

José Antônio saiu da Farmácia Municipal sem dois dos quatro medicamentos prescritos (Foto: Michele Correia/Marília Notícia)

A dificuldade com a falta de medicamentos nas farmácias regulares vem se arrastando desde o início do ano. Agora, com a indisponibilidade de cerca de 80% dos antibióticos infantis em alguns estabelecimentos do município, a situação piorou. Além disso, há dificuldade para manter o estoque das farmácias de forma geral.

A informação é do gerente de uma rede de farmácias na zona Sul, Pedro Henrique Gomes. “Está faltando de tudo um pouco, e a situação só vem piorando. No caso dos antibióticos infantis, quando aparecem, a distribuidora oferece uma quantidade limitada e um único cliente compra tudo. Estamos tendo dificuldades em encontrar xaropes para tosse também”, afirma.

Gomes acredita que o problema está ligado à produção, com a falta de matéria-prima que vem de outros países, como a China, que esteve em novo lockdown. “Não acredito que seja por aumento da procura”, cogita.

REDE MUNICIPAL

Nas farmácias da rede municipal, a situação não é diferente. O desempregado José Antônio Filho esteve na unidade da zona Norte na manhã desta quinta-feira (30) e só levou para casa duas cartelas de Dipirona e alguns comprimidos de Prednisona.

Os outros dois, dos quatro medicamentos prescritos, estavam em falta. Um é utilizado como antialérgico e o outro é indicado para bronquites e insuficiência respiratória crônicas.

“Vim buscar os remédios da minha esposa, que é muito doente. Agora ela vai ter que esperar e, por enquanto, vai ficar sem. Não sei como vai ser. Não tenho condições de comprar, estou desempregado e vivendo de auxílio do Governo”, lamenta. José Antônio Filho não recebeu prazo para buscar os remédios que faltaram.

Na edição do Diário Oficial do Município de Marília (Domm) desta quinta-feira (30) foi publicada a notificação a uma farmacêutica que foi multada em 30% sobre o valor dos produtos não entregues. A empresa também ficou impossibilitada de contratar com a Prefeitura pelo prazo de dois anos.

OUTRO LADO

O Marília Notícia procurou a assessoria de imprensa da Prefeitura para comentar o assunto, mas não teve retorno até o momento da publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestação.

Michele Correia

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

11 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

11 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

11 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

11 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

20 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.