Marília

Falta de cuidador especial deixa criança sem aula

Criança especial está sem aula desde o dia 2 por falta de cuidador. (Foto: Reprodução Google)

O problema com cuidadores de alunos com deficiência não é um problema apenas das escolas municipais de Marília. Uma mãe afirma que seu filho de seis anos, com necessidades especiais, está sem aula na escola estadual Antônio Gomes, no Alto Cafezal, desde 2 de fevereiro.

A mãe Yara Claudia Gonçalves, de 30 anos, não sabe o que fazer. De acordo com ela, que trabalha como balconista, a diretora informou que o Estado não contratou novos cuidadores e não existe prazo para que isso seja feito.

“Meu filho já vai para a terceira semana sem aula e a diretora me disse para eu ficar com ele na escola ou indicar algum parente, mas eu tenho que trabalhar e não tenho ninguém que possa acompanhar ele para mim”, lamenta.

De acordo com ela, seu filho começaria o primeiro ano do ensino fundamental, mas teme que ele fique sem cursar a escola em 2017. “As crianças com deficiência não podem ficar sem cuidadores”, explica ela.

Outras mães, conta Yara, sofrem o mesmo problema. “Só foram mantidos os cuidadores que já estavam no ano passado. Estão faltando novos. Algumas mães estão ficando na escola. Uma amiga minha tirou férias para ficar com seu filho na escola”, relata.

Enquanto o problema não é resolvido, Yara tenta vaga peregrinando por outras escolas, mas a dificuldade é geral. Sem cuidadores sobrando em toda a rede, ela ouve que as unidades não podem aceitar seu filho. “Já fui na Diretoria de Ensino, mas ninguém resolve”, fala.

A reportagem procurou a assessoria de imprensa da Secretaria de Educação do Estado para comentar o problema. “A dirigente de ensino de Marília, Ivanilde Zamae, reforça que já está em contato com os pais dos alunos com necessidades especiais para uma resolução emergencial.”, disse o poder público.

Nas escolas do município, problemas com cuidadores também foram registrados nas últimas semanas. Por falta de pagamento a empresa chegou a anunciar a demissão dos funcionários, mas após negociação com a Prefeitura houve a recontratação [leia aqui].

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Acusado de matar credor revela sequência que terminou em morte

Rafael foi morto em Marília e teve seu corpo incendiado em Pompeia (Foto: Redes sociais)…

2 horas ago

PF faz operação contra a Rioprevidência por aplicações no Banco Master

A Polícia Federal (PF) faz, na manhã desta sexta-feira (23), a Operação Barco de Papel,…

2 horas ago

Agências do INSS abrem para atendimento extra neste sábado e domingo

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país abrirão para…

2 horas ago

Receita nega aumento de imposto para professores com novo piso

A Receita Federal rebateu, na noite desta quinta-feira (22), informações falsas que circulam nas redes…

2 horas ago

Trecho da rua 15 de Novembro no Centro é interditado para obras

A Prefeitura de Marília informa que a rua 15 de Novembro está interditada ao tráfego…

3 horas ago

Avenida Yusaburo Sasazaki passa por manutenção para melhorar tráfego em Marília

Máquina da Prefeitura trabalhando na Yusaburo Sasazaki, na zona norte de Marília (Foto: Divulgação) A…

3 horas ago

This website uses cookies.