Marília e região

Falta d’água persiste e leva moradores à exaustão; recurso é a Justiça

Torneira seca em Marília (Foto: Divulgação)

A falta de água tem se tornado um problema aos moradores de Marília. A situação tem gerado reclamações constantes contra a concessionária RIC Ambiental, responsável pelo abastecimento e saneamento básico na cidade.

Um dos casos mais recentes ocorreu em um condomínio de apartamentos no bairro Vila São Paulo, na zona norte, onde os moradores ficaram sem água no sábado (22) e domingo (23), sem qualquer tipo de aviso prévio. O síndico, que não quis se identificar, relatou que a interrupção ocorreu sem nenhuma manutenção aparente na bomba de recalque, localizada a apenas 200 metros do residencial.

“Nos deixaram sem água, sem nenhum aviso prévio e sem estarem fazendo manutenção na bomba de recalque. Estamos acionando nossos advogados para tomarmos as providências cabíveis contra a empresa”, afirmou. “A gente se vê no tribunal. Já passei para o advogado”, decretou em mensagem encaminhada à empresa responsável pelo abastecimento.

Essa não é uma reclamação isolada. Diversas regiões de Marília têm enfrentado o mesmo problema, com interrupções frequentes no serviço de água sem justificativa ou comunicação adequada. Moradores relatam dificuldades na execução de tarefas básicas, como higiene pessoal, limpeza de casa e preparo de alimentos.

A autônoma Tatiane Cristina enfrentou dificuldades para limpar a casa no sábado. Ela conta que a água que vinha da rua, no bairro Mirante, região oeste de Marília, era tão fraca que demorava mais de 10 minutos para conseguir encher apenas um balde.

“A água está vindo muito fraca, já há alguns dias. Tenho cachorro e preciso lavar o espaço em que ele fica no quintal, mas está sendo difícil. Ainda bem que temos caixa d’água, senão teria faltado para tomar banho e para lavar a louça”, relata.

Em nota, a RIC Ambiental afirmou que está trabalhando para implementar soluções definitivas, recuperando poços desativados, implantando novas interligações e recuperando reservatórios para fortalecer o abastecimento em Marília. A concessionária ainda apontou o calor como um dos fatores para a falta de água.

“O calor intenso aumenta muito o consumo, fazendo com que os reservatórios se esvaziem rapidamente. Nessas situações, é preciso interromper temporariamente a saída de água para reabastecê-los e estabilizar o fornecimento. O compromisso da concessionária é aprimorar a infraestrutura do sistema de abastecimento para melhorar a eficiência e a regularidade do serviço”, afirmou a RIC Ambiental.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Alcyr Netto

Recent Posts

MAC goleia Bandeirante pela Série A3 no Abreuzão

Lance da goleada do MAC em cima do Bandeirante (Foto: Divulgação/Matheus Dahsan) O Marília Atlético…

52 minutos ago

Diogo Ceschim anuncia mudanças na Saúde, Finanças e Projetos Estratégicos

Prefeito Diogo Ceschim anunciou mudanças no secretariado de Pompeia (Foto: Divulgação) O prefeito de Pompeia,…

4 horas ago

Polícia intervém e mata homem que ameaçava esposa na região

Ocorrência mobilizou viaturas da Polícia Militar em São Pedro do Turvo (Foto: Repórter Ourinhos) Um…

6 horas ago

Governo reforça SUS com 760 profissionais em enfermagem obstetrícia

O Ministério da Saúde vai reforçar o Sistema Único de Saúde (SUS) com 760 profissionais…

8 horas ago

Caso Orelha: o que se sabe até agora sobre a morte do cão em SC

A morte brutal do cachorrinho Orelha, na Praia Brava, litoral de Santa Catarina, causou comoção…

8 horas ago

O Agente Secreto é indicado ao Cèsar, maior prêmio do cinema francês

O longa do diretor Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura vai concorrer ao…

8 horas ago

This website uses cookies.