MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
seg. 09 maio. 2022

Fake atrapalha trabalho da Justiça Eleitoral em Marília

por Marcelo Moriyama

O fim do prazo para a regularização do título eleitoral na última quarta-feira (4) contou com um público extra inesperado, que contribuiu para o congestionamento das filas do atendimento presencial.

Centenas de idosos foram até o cartório questionar o anúncio falso nas redes sociais, de que a Justiça Eleitoral estaria cancelando o título de eleitor de quem tem mais de 70 anos.

De 30 de abril a 4 de maio, cerca de 2.500 atendimentos presenciais foram realizados nos cartórios da Justiça Eleitoral em Marília e outros dois mil realizados pelo atendimento on-line. A maioria é de emissão do primeiro título, seguido de transferências de endereço e pagamento de multa por não ter votado em outras eleições.

Segundo a chefe do Cartório da 70ª Zona Eleitoral, Karina Marcussi Gomes, muitos idosos estavam preocupados com a notícia falsa sobre o cancelamento. “Teve momentos que até pensamos em criar a fila das fake news, mas rapidamente explicávamos o equívoco, confirmávamos que o título estava apto e eles iam embora”, comenta.

Outra confusão provocada pelas notícias falsas nas redes sociais foi a de eleitores de Marília que não fizeram a biometria em 2019. Por causa da pandemia, a biometria foi suspensa, o que não impede o eleitor de votar. Contudo, o título permanece com o status de cancelado e deve ser regularizado no ano que vem, quando for reaberto novo prazo.

Em Marília existem 202.471 eleitores, sendo 161.046 deles com o título apto e 41.425 com o documento cancelado. Portaria no próximo mês deve autorizar o voto a quem está com a irregularidade.

“Por isso que esta conjectura pode fazer Marília ter segundo turno em 2024. Mas para que isso ocorra, não basta poder votar, como agora em 2022, é preciso que os 40 mil cancelados regularizassem seus títulos até 2024”, explica Karina.

Para colocar fim às fake news sobre os títulos dos idosos, a chefe do cartório lembra que a legislação brasileira torna optativo o voto para idosos e adolescentes, o que impede qualquer tipo de punição ou regra que provoque o cancelamento do documento. “Ou seja, o direito optativo ao voto é inviolável”, conclui.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem desaparece em Marília após ameaças e família recebe relatos de agressão
  • 2
    Funcionária de supermercado é presa em flagrante por tentativa de furto em Marília
  • 3
    Discussão motivada por criação de menino autista leva homem para a prisão em Marília
  • 4
    Criança perde dente após acidente em escola; Prefeitura se posiciona

Escolhas do editor

POLÍCIA
MN TV: Invasões e furtos atormentam comerciantes no CentroMN TV: Invasões e furtos atormentam comerciantes no Centro
MN TV: Invasões e furtos atormentam comerciantes no Centro
HABITAÇÃO
Marília recebe 3º Feirão Casa Paulista com 708 imóveis e crédito habitacionalMarília recebe 3º Feirão Casa Paulista com 708 imóveis e crédito habitacional
Marília recebe 3º Feirão Casa Paulista com 708 imóveis e crédito habitacional
HABITAÇÃO
Quem espera por apartamento em Marília terá nova forma de seleção; entendaQuem espera por apartamento em Marília terá nova forma de seleção; entenda
Quem espera por apartamento em Marília terá nova forma de seleção; entenda
SAÚDE PÚBLICA
Gota de Leite chega aos 95 anos com mais de 100 mil nascimentos registradosGota de Leite chega aos 95 anos com mais de 100 mil nascimentos registrados
Gota de Leite chega aos 95 anos com mais de 100 mil nascimentos registrados

Últimas notícias

Criança perde dente após acidente em escola; Prefeitura se posiciona
Reforma tributária impulsiona doações de imóveis a herdeiros no país
Na bolsa, dólar fica estável em R$ 5,08, mas cai 0,58% na semana
Tarifa de 37,5% atingirá quase 4 mil produtos brasileiros, estima CNI

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie