Candidato a prefeito de Lupércio responde sobre propostas para a cidade. (Foto: Divulgação)
O Marília Notícia dá sequência à série de entrevistas com os candidatos a prefeito de algumas cidades da região. Desta vez, o entrevistado é Fábio Mesquita (PRD), que concorre à Prefeitura de Lupércio.
A entrevista traz perguntas semelhantes aos demais candidatos que concorrem ao posto do Executivo e aborda temas como educação, saúde, mobilidade urbana, habitação, assistência social, funcionalismo público, entre outros setores da administração pública.
Fábio compartilhou suas propostas e planos para transformar a cidade, caso seja eleito. A seguir, os principais pontos abordados na entrevista:
MN: Conforme o Ranking de Eficiência dos Municípios 2024 (Folha de São Paulo), 71,75% das crianças de zero a três anos em Lupércio estão matriculadas em creches, o que significa que ainda algumas crianças não têm acesso a esse serviço. Como você pretende mudar essa realidade?
Fábio: Os 28,25% das crianças não estão na creche devido à falta de incentivo e busca ativa mais eficiente. Usaremos o sistema de saúde e assistência social para descobrir quais crianças estão em idade escolar e não estão matriculadas; e buscar a criação de mais vagas na creche municipal para suprir a demanda da população.
MN: Conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Lupércio não tingiu a meta de 7,0 em 2021, obtendo 6,3 no Ensino Fundamental I, que representa a rede municipal do 1º ao 5º ano. O dado atual indica queda, registrando 5,9 pontos, ou seja, pontuação menor do que a coletada anteriormente. Quais as propostas para melhorar a educação e este indicativo tão importante?
Fábio: Adotar o sistema de período integral a todos os alunos de 1ª a 5ª série para ficarem mais tempo na escola, com aulas de recuperação, reforço, leitura, informática, atividades recreativas de arte e educação física, dando assim uma grande oportunidade para o melhor desenvolvimento da criança.
MN: Ainda sobre o ranking de eficiência, a cidade está acima da pontuação média nacional em relação à receita. Como você pretende trabalhar o tema, atrair mais investimentos para Lupércio e, ao mesmo tempo, gerar mais oportunidades de renda para os moradores?
Fábio: Criar ação de fortalecimento e apoio ao comércio local, criar condições especiais de incentivo para instalação de novas empresas, gerando assim novas oportunidades de emprego e desenvolvimento ao município.
MN: Ainda sobre o ranking de eficiência, o município conta com 91% dos domicílios atendidos pela rede de água e 91% cobertos pela rede de esgoto. Como mudar isso e quais são as suas propostas para o saneamento? Qual fase do seu mandato você pretende implementar essas medidas, caso seja eleito?
Fábio: Nosso município é atendido pela Sabesp, iremos procurar junto a eles ações e medidas que possam ser tomadas e garantam melhorias e investimentos que atendam as necessidades da população.
MN: Sobre habitação, quais são as suas propostas para o tema e em qual fase do seu mandato você pretende implementar essas medidas, caso seja eleito?
Fábio: Caso eleito, vamos buscar junto aos governos estadual e federal convênios para construção de casas populares para atender a demanda imediata da população.
MN: O pós-pandemia foi cruel para muitas famílias. Algumas, inclusive, ainda não conseguiram se recuperar das adversidades. O aumento do número de pessoas em situação de vulnerabilidade é uma realidade. Como trabalhar para promover uma recuperação digna?
Fábio: Através de ações para geração de empregos, apoio por meio de ações sociais para entender as necessidades que devem ser trabalhadas, sejam elas de saúde e/ou apoio social.
MN: Em infraestrutura urbana, quais as propostas estruturais? Pretende fazer a implantação de novos serviços, com instalações diferentes? Quais?
Fábio: Reforma de todos os prédios públicos do município para atender a demanda da população, como reforma das piscinas, melhorias na iluminação pública, construção de um prédio próprio para o conselho tutelar.
MN: Os servidores públicos são conhecidos por serem o “calcanhar de Aquiles” das administrações municipais. Como prover um funcionário satisfeito para reflexo na melhoria do serviço prestado?
Fábio: Através da qualificação de cada setor e valorização salarial justa.
Profissionais de saúde se mobilizam em 188 hospitais (Foto: Agência Brasil) O Ministério da Saúde…
Mesa Diretora do Legislativo mariliense; última sessão ordinária do ano terá 13 projetos na Ordem…
Uma idosa de 74 anos perdeu todas as “economias de uma vida”, estimadas em cerca…
Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Foto: Agência Brasil) O presidente da Câmara dos…
Cerca de 70% das crianças de baixa renda inscritas no CadÚnico estão fora da creche…
Acesso é restrito em algumas comunidades da cidade (Foto: Marília Notícia) O Instituto Brasileiro de…
This website uses cookies.