Brasil e Mundo

EUA vão comprar 500 milhões de doses de vacinas para doar

Os Estados Unidos vão comprar 500 milhões de doses da vacina Pfizer contra a covid-19 para serem compartilhados por meio da aliança global Covax para doação a 92 países de baixa renda e à União Africana no próximo ano. A informação é da imprensa americana, que afirmou que o presidente Joe Biden deve fazer esse anúncio nesta quinta-feira, em um discurso antes do início da cúpula do G-7.

Segundo jornais americanos, 200 milhões de doses – o suficiente para proteger totalmente 100 milhões de pessoas – serão compartilhados este ano, com o restante a ser doado no primeiro semestre de 2022.

Biden havia dito na quarta-feira, 9, mais cedo, que anunciará um plano de vacina para o mundo enquanto se dirige à Europa para sua primeira viagem ao exterior como presidente. “Eu tenho um (plano) e irei anunciá-lo”, disse Biden a repórteres antes de embarcar no avião presidencial Força Aérea Um.

A estratégia de compartilhamento de vacina contra o coronavírus do governo Biden foi criticada por congressistas democratas e alguns integrantes da área da saúde como “tímida”. O que gerou uma enxurrada de esforços da Casa Branca para responder às críticas, com novos anúncios para reforçar o plano esperado antes da ida do presidente para a cúpula do G-7 no Reino Unido neste fim de semana.

“Os EUA estão trabalhando com nossos parceiros do G-7 em um esforço maior para ajudar a acabar com a pandemia, para que as democracias do mundo ajudem as pessoas em todos os lugares. E teremos mais a dizer sobre isso na reunião do G-7”, disse Jake Sullivan, conselheiro de Segurança Nacional de Biden.

A Casa Branca tem explorado maneiras de aumentar o fornecimento global de vacinas, e pessoas familiarizadas com os planos dizem que um anúncio pode ser feito ainda esta semana.

Pfizer confirma que EUA vão comprar 500 milhões de doses de vacinas para doação

A Pfizer confirmou nesta madrugada desta quinta-feira (10) que os Estados Unidos vão comprar 500 milhões de doses da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela farmacêutica em parceria com a BioNTech para doação a outros países. A informação foi adiantada ontem pela imprensa americana e deve ser confirmada ainda hoje pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em discurso antes do início da cúpula do G7.

De acordo com o comunicado publicado pela Pfizer, essas vacinas serão vendidas a preço de custo, sendo 200 milhões de doses entregues a partir de agosto de 2021 e 300 milhões no primeiro semestre de 2022. Os EUA devem distribuí-las ao mundo por meio do mecanismo Covax Facility, consórcio criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para diminuir a desigualdade no acesso a imunizantes contra o novo coronavírus.

“Nossa parceria com o governo dos EUA ajudará a levar centenas de milhões de doses de nossa vacina aos países mais pobres do mundo o mais rápido possível”, diz o CEO da Pfizer, Albert Bourla, na nota. “A covid-10 impactou a todos, em todos os lugares, e para vencer a batalha contra esta pandemia, devemos garantir o acesso rápido às vacinas para todos”, acrescenta.

Agência Estado

Recent Posts

Denunciados por atentado à bomba em Brasília podem se tornar réus

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (12) para…

12 horas ago

Tempestades severas ameaçam MS, PR e SC com granizo e rajadas de vento

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta sexta-feira (12), um alerta vermelho de tempestade…

12 horas ago

Buscas da Polícia Federal na Câmara têm como alvo ex-assessora de Lira

A ex-assessora do deputado Arthur Lira (PP-AL) Mariângela Fialek foi o alvo do cumprimento de mandados de busca e…

12 horas ago

Marília entra em alerta com previsão de chuva intensa no fim de semana

Marília deve voltar a registrar chuva intensa neste fim de semana, com possibilidade de novos…

13 horas ago

Muro de condomínio desaba e síndica denuncia obra em terreno vizinho

O desabamento parcial do muro de um condomínio na rua das Roseiras, no bairro Fragata,…

14 horas ago

Vinicius sanciona reparcelamento de R$ 168 milhões com Ipremm

Ipremm tem pendência milionária para receber da Prefeitura de Marília (Foto: Arquivo/Marília Notícia) O prefeito…

14 horas ago

This website uses cookies.