Polícia

Estudante é vítima de suicídio na zona Norte de Marília

Um estudante de 23 anos foi encontrado sem vida no Jardim Maracá, zona Norte de Marília, na noite de domingo (6). Ele teria se enforcado na lavanderia de casa com uma corda amarrada na estrutura do telhado.

O caso foi registrado como suicídio e aconteceu por volta das 20h na rua Octávio Venciguera. A Polícia Militar foi chamada por um vizinho que ouviu gritos e viu por cima do muro quando uma pessoa tentava retirar a corda do pescoço da vítima.

Quando a equipe da PM chegou ao local o corpo já estava coberto com um tecido. A morte foi confirmada pelo médico legista.

Suicídios em Marília

De acordo com o banco de dados do DataSUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde) Marília registrou 280 suicídios entre 1997 e 2015 – período com números disponíveis.

A média foi de 14,7 casos por ano com 15 ocorrências em 2015 e 14 no ano anterior. Em 2013 foi verificado o maior números de casos da série com 29 vítimas de suicídio na cidade.

As vítimas de suicídio em Marília são homens na maior parte dos casos (77%) e a faixa etária que concentra o mais indivíduos é de 30 a 39 anos (22,4%), seguido da faixa dos 50 a 59 anos (20,7%) e dos 20 aos 29 anos (17%).

Do total de vítimas, 42,8% são solteiros, 30% casados, 11% separados judicialmente e 5,3% viúvos. Em 58% das ocorrências não se sabia a escolaridade das vítimas. Mas entre aqueles em que consta a informação, 37% tinham entre 8 e 11 anos de escola, 27% de 4 a 7 anos.

Os que possuem menos escolaridade – 1 a 3 anos – representam 15% dos casos de suicídio em Marília entre aqueles que se conhecia a escolaridade quando houve o registro. Já os que possuem 12 anos ou mais de escolaridade são 17%. No recorte, analfabetos representaram apenas duas ocorrências.

Como o Marília Notícia divulgou em 2016, o município teve a maior taxa de mortes por suicídio do Estado de São Paulo nos últimos anos. As informações alarmantes são da Fundação Seade, órgão do governo de São Paulo para análise de dados.

Viver vale a pena

Vale lembrar que o CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e Skype 24 horas todos os dias.

O contato pode ser feito pelo telefone 141 ou pelos outros canais disponíveis no site, que pode ser acessado [aqui].

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

3 horas ago

MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3

Lance do empate entre São Bernardo e Marília (Foto: Lucas Daquino/MAC) O Marília Atlético Clube…

3 horas ago

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

9 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

9 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

9 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

9 horas ago

This website uses cookies.