Marília

Estratégias partidárias e polarização afastam Boldrin das eleições

Coronel, ainda na ativa, recebeu título de cidadão mariliense em 2018 (Foto: Will Rocha/Câmara de Marília)

Cotado para disputar eleições municipais deste ano, o policial militar da reserva, coronel Marcos Boldrin, teve curta permanência no Progressistas, partido do articulador político Rogério Alexandre da Graça.

Entre o anúncio da filiação e o pedido de desfiliação, um intervalo de apenas dez dias. Boldrin pediu para sair pouco após a legenda apontar publicamente seu nome como potencial vice, em dobradinha com o ex-prefeito Abelardo Camarinha (Podemos).

O início do mês foi marcado por definições e realinhamento de forças, também, na Câmara Municipal, indicando a possibilidade de polarização – uma espécie de terceiro turno das eleições de 2016, com governistas e aliados do ex-prefeito em cabo de guerra.

A perspectiva de não haver terceira via competitiva e de ter ingressado e um partido pré-alinhado, teria desagradado o militar. Diplomático, porém, Boldrin enviou comunicado à imprensa, para tentar afastar especulações.

“Quando convidado a participar da vida político-eleitoral, definimos, em comum acordo, alguns princípios irredutíveis, dentre eles: a capacidade de diálogo com todos os pré-candidatos, partidos políticos e grupos, sem quaisquer preconceitos, e; o trabalho em equipe consolidada, com claro e transparente fluxo de informações e deliberações em conjunto”.

Conversas

Após entrar para a reserva da PM, o ex-comandante, que também é arquiteto, passou a ser visto com frequência em eventos sobre políticas públicas na cidade e na região. Naturalmente, começou a ser sondado por vários partidos, sempre mantendo neutralidade em relação aos focos de polarização na cidade.

Reconhecido como exemplo de liderança – ex-comandante do Batalhão e chefe da Comunicação Social da PM no Estado – fez palestra para empresários em megaevento da Associação Comercial e participou ativamente do Codem (Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Marília).

Indiretamente, o coronel defendeu a renovação e modernização do “jeito de fazer política” em Marília. A popularidade porém, se manteve discreta, sem controle partidário e apelos à pautas populistas que fizeram outros militares se destacar nos últimos anos.

Especialmente nos últimos meses, Boldrin passou a ser visto por interlocutores como um político potencial e inteligente, ideal para ser aliado (ou vice-perfeito) e também “perigoso” o bastante, devendo, neste caso, ser neutralizado.

O vice-perfeito

O militar não comentou a relação entre a sua saída e declaração do presidente da legenda, mas em sua nota deixou claro que esperava diálogo, ao invés de um “jogo já definido”.

Boldrin foi procurado pelo Marília Notícia, mas reafirmou a nota. Ele desvinculou sua decisão a outras pré-candidaturas e falou em política com ‘P’ maiúsculo.

“Gostaria mesmo de ajudar Marília a encarar o que virá em 2021. O Covid-19 tem grande impacto imediato nas nossas vidas, mas terá grande repercussão no ano que vem, principalmente, nas instituições. A cidade precisará estar unida para enfrentar o que vem pela frente”, opinou.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Bandido clona WhatsApp e usa vídeo de vítima para aplicar novos golpes em Marília

Uma mulher de 28 anos, moradora no Jardim Cavallari, zona oeste de Marília, procurou a…

24 minutos ago

Idoso tem carteira furtada dentro de carro estacionado na zona sul de Marília

Um idoso de 79 anos teve a carteira furtada de dentro do carro, na tarde…

25 minutos ago

Produção científica leva Unimar ao topo de participação no principal congresso jurídico

Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…

5 horas ago

Marília garante R$ 1 milhão em nova emenda para ampliar investimentos na saúde

Gestão destaca reformas concluídas, novas unidades em construção e reforço de verbas federais (Foto: Divulgação)…

5 horas ago

Administração de Pompeia reforça transparência em balanço anual

Em uma live, prefeito Diogo Ceschim e sua equipe anunciaram o pagamento integral do 13º…

5 horas ago

Mutirão recolhe três caminhões de inservíveis de distritos de Tupã

Ação do “Tupã Mais Limpa” passou por Universo e Parnaso e segue neste sábado em…

5 horas ago

This website uses cookies.