A Justiça Federal de Marília determinou que a União e o Estado de São Paulo apresentem, em até cinco dias, prognóstico da situação de abastecimento de todos os hospitais de referência para Covid-19 na área da subseção judiciária de Marília. Os governos foram acionados pelo Ministério Público Federal (MPF), diante do desabastecimento de insumos do chamado ‘kit intubação’.
A despacho é da juíza Ana Cláudia Manikowski Annes, da 2ª Vara Federal, que analisou pedido de liminar. Os gestores estaduais e federais devem ainda apresentar um plano de medidas para evitar o desabastecimento, sob pena de multa diária de R$ 1 mil, podendo ainda responder civil e criminalmente.
Em manifestação na ação, o Governo Federal alegou que a dificuldade de aquisição alegada pelos hospitais, no caso específico pelo Hospital Beneficente Unimar (HBU), que é citado na ação, não decorreu da requisição administrava que a União fez dos estoques dos laboratórios.
Segundo o governo de Jair Bolsonaro (sem partido), os laboratórios não teriam atendido ao ‘confisco’ e uma solução ainda estaria sendo pactuada para a crise de abastecimento dos insumos.
O anúncio de recente distribuição de medicamentos do ‘kit intubação’ ao HBU traz alívio, mas por pouco tempo.
Nesta sexta-feira (16) a superintendente da instituição, Márcia Mesquita Serva, ainda demostrou preocupação com o volume disponível.
A instituição tem 48 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid ocupados (100%). Tem ainda doentes intubados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Norte, a qual é gestora. Além disso, atende pacientes em terapia intensiva por outras doenças.
“A necessidade desses medicamentos está totalmente fora do padrão. Jamais foi tão alta. Recebemos um pouco na quarta-feira (14) e estamos com esperança de chegar mais. Hoje, o estoque é para dez dias”, disse a superintendente.
REFORÇO
Nesta sexta-feira (16), o secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, divulgou nota sobre a disponibilização de medicamentos do ‘kit intubação’ pelo Ministério da Saúde, provenientes de doação da empresa Vale e de requisição administrativa de um laboratório.
Os medicamentos, informou o gestor, estavam em processo de separação durante a madrugada – entre sexta e sábado – para entrega dos medicamentos durante o final de semana.
A lista inclui a Santa Casa de Marília, o Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Marília e também o HBU.
Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…
O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…
Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…
Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…
Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…
This website uses cookies.