Regional

Estado credencia Pompeia como 1º ambiente de inovação

Elvis Fusco ao lado do secretário estadual Vahan Agopyan (Foto: Assessoria/Fundação)

Criado pela Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia em 2023, o Centro de Inovação Tecnológica da Alta Paulista, em Pompeia, foi reconhecido pelo Governo do Estado de São Paulo com o credenciamento na Rede Paulista de Centros de Inovação Tecnológica. É o primeiro ambiente formal do tipo na região.

Os Centros de Inovação Tecnológica são espaços criados para estimular o crescimento e competitividade das organizações por meio do avanço tecnológico. Adaptado às condições e necessidades locais, o empreendimento concentra e oferece um conjunto de mecanismos e serviços de suporte ao processo de inovação das empresas.

O Centro de Inovação Tecnológica da Alta Paulista tem a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, instituição com 45 anos de atuação em educação e inovação, como entidade gestora. Neste ano, o espaço foi contemplado com recursos do Governo Federal, por meio da Finep, e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, para construção de um complexo de ambientes para fomento à pesquisa.

Complexo de ambientes para fomento à pesquisa em Pompeia (Foto: Assessoria/Fundação)

O complexo está localizado no campus da Fundação em Pompeia. Para o superintendente executivo da Fundação Shunji Nishimura, Elvis Fusco, o Centro de Inovação Tecnológica da Alta Paulista é um ambiente de inovação que, por meio de parcerias estratégicas, tem como objetivo prover suporte a projetos de pesquisa tecnológica.

“Como um ambiente formal de inovação, o Centro já nasceu com o apoio de importantes organizações como o Grupo Jacto, Senai São Paulo, CIAg, Finep e, recentemente, a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que além de credenciá-lo no Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (SPai), ainda nos contemplou com recursos por meio do programa do Governo de São Paulo de aperfeiçoamento dos ambientes de inovação do Estado”, comenta Fusco.

Conforme o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, o programa, com recursos de subvenção econômica para os ambientes de inovação no valor de R$ 12 milhões, quer fazer a transição entre ciência e mercado, incentivando o desenvolvimento científico. “Os centros de excelência são financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e com recursos do orçamento estadual”, conclui.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Gustavo César

Recent Posts

Mortos em operação deflagrada na região são identificados

Armas de fogo, celulares e dinheiro apreendidos em operação do Gaeco (Foto: Marília Notícia) A…

10 horas ago

Jovem que matou namorada de 14 anos em Júlio Mesquita é colocado em liberdade

Lídia Hadassa de Lima foi morta em Júlio Mesquita (Foto: Redes Sociais) A Justiça concedeu…

12 horas ago

Golpe do falso mecânico soma dois casos e prejuízos de quase R$ 20 mil

Dois casos registrados pela Polícia Civil em Marília acendem um alerta sobre golpistas que se…

16 horas ago

Justiça marca audiência para acusado de matar e enterrar corpo de mulher em quintal

Manoel Messias Cândido foi preso em flagrante pela Polícia Civil de Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília…

16 horas ago

Adolescente é apreendido por tráfico de drogas no Parque das Nações

Um adolescente de 16 anos foi apreendido em flagrante por envolvimento com drogas no Parque…

16 horas ago

Intensivo de férias leva educação sob medida para alunos da rede municipal

Entre os dias 22 e 30 de dezembro, a Secretaria Municipal da Educação realiza a…

17 horas ago

This website uses cookies.