A falta de insumos essenciais para garantir a cobertura vacinal plena tem sido enfrentada por seis em cada dez cidades do Brasil. A informação foi divulgada após pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que revelou que, em 64,7% das cidades, existe falta de vacinas para imunizar a população, principalmente as crianças. Em Marília, contudo, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a rede local está abastecida.
A Prefeitura afirma que a cidade tem sofrido mesmo é com a baixa procura de imunizantes pelos marilienses. A vacina contra a dengue foi usada como exemplo. Segundo a administração municipal, novas doses chegaram após a primeira etapa, mas a demanda pela segunda caiu e sobraram imunizantes.
O levantamento da CNM foi produzido entre os dias 2 e 11 de setembro, com a participação de 2.415 cidades. A falta de vacinas é confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), que afirma que tem enfrentado desabastecimento por parte do Ministério da Saúde das doses contra varicela, febre amarela, DTP, DTPa acelular e Covid-19.
A SES destaca que, na falta dos imunizantes, os municípios podem substituir a vacina da varicela pela tetraviral; a Meningo C, pela Meningo ACWY; e a DTP, pela pentavalente. Com relação à vacina da Covid, o Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo diz que aguarda envio do governo federal.
A pasta estadual reforça que todos os imunizantes preconizados pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) são adquiridos e distribuídos aos estados pelo Ministério da Saúde.
O Exército Brasileiro realiza na próxima quarta-feira (4) às 9h, no Setor Militar Urbano (SMU), em…
Um vídeo que foi parar nas redes sociais mostra um homem, em um ponto de…
Doses serão aplicadas por ordem de chegada (Foto: Divulgação) A primeira ação de vacinação antirrábica…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou, nesta sexta-feira (30), uma cirurgia de catarata…
Apresentação é gratuita e integra a circulação do projeto por cidades do Estado (Foto: Nadja…
Cena aconteceu em frente a um bar no bairro Santa Antonieta (Imagem: Reprodução/Redes Sociais) A…
This website uses cookies.