O Procon Marília reuniu-se nesta quarta-feira (23) com representantes da Associação Paulista de Supermercados (Apas) e gerentes de redes varejistas para reforçar a obrigatoriedade de oferecer alternativas ecológicas gratuitas de embalagem, como caixas de papelão, aos consumidores.
De acordo com a diretora do Procon, Valquíria Galo Febrônio Alves, a orientação visa garantir o cumprimento da nova legislação ambiental sem prejuízo aos direitos dos consumidores.
“O direito do consumidor está ligado ao do meio ambiente. E toda a cadeia, desde o fornecedor até o consumidor, deve se preocupar com a defesa do meio ambiente sustentável”, afirmou. A diretora ressaltou ainda que muitos consumidores não têm condições de pagar pelas sacolas no momento da compra.
O encontro também contou com a participação do secretário adjunto de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Rodrigo Más, que destacou a urgência da redução do uso do plástico. “Chile, Estados Unidos e Europa, por exemplo, já não distribuem mais sacolas plásticas. Estamos no caminho certo”, disse.
Valquíria Alves advertiu ainda que os supermercados não podem comercializar sacolas que contenham publicidade da própria loja, prática que caracteriza venda casada, segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O diretor regional da Apas, Sérgio Reis da Silva, afirmou que o objetivo dos estabelecimentos não é vender sacolas plásticas. “Queremos que cada um leve a sua retornável. Além de reduzir plástico no meio ambiente, também vamos reduzir custos, aumentando a competitividade entre as lojas”, declarou.
Apesar da declaração, a reportagem do Marília Notícia flagrou diversos supermercados pela cidade vendendo sacolas.
Participaram da reunião representantes dos supermercados Preço Certo, Florentino, Kawakami, São Francisco, Tauste e Confiança, responsáveis por 13 lojas que concentram cerca de 70% do faturamento do setor em Marília.
Trabalhadores protestaram na frente da Prefeitura (Foto: Ramon Franco/Marília Notícia) A Vara da Fazenda Pública…
Construção civil lidera resgates de trabalho análogo à escravidão em 2025 (Foto: Agência Brasil) As…
Nações muito populosas como Índia, Nigéria, Indonésia, Bangladesh, Paquistão e Filipinas também sentirão fortemente os…
Hugo Motta anuncia prioridades para a primeira semana de trabalhos (Foto: Agência Brasil) O Congresso…
Apreensão foi feita pela PF nesta quinta-feira (Foto: Divulgação/Polícia Federal) A Polícia Federal (PF) prendeu,…
Rede municipal é composta por 65 escolas e cerca de 19 mil alunos (Foto: Divulgação)…
This website uses cookies.