Apresentações da Esquadrilha da Fumaça duram 35 minutos, contando com cerca de 50 acrobacias (Foto: Divulgação)
A Esquadrilha da Fumaça deve ser uma das atrações comemorativas dos 96 anos de Marília. Segundo a Prefeitura, a conversa com o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), do Ministério da Aeronáutica, já está bem encaminhada. A administração municipal informa que falta apenas uma visita técnica ao aeroporto, por oficiais responsáveis da Força Aérea Brasileira, para confirmar a data e horário, mas a agenda, a ser divulgada semana que vem, deve indicar para 4 de abril, em horário a ser definido.
O prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) solicitou à secretária municipal da Cultura Taís Monteiro, responsável pela organização da programação comemorativa do aniversário de Marília, empenho total para a apresentação.
“A Esquadrilha da Fumaça sempre é uma atração no Brasil e exterior. Por isso, a agenda tem grande concorrência. Mas já está praticamente tudo definido. Estamos apenas aguardando os oficiais da aeronáutica para a inspeção técnica e a confirmação. Assim, como ocorreu no seu primeiro mandato de prefeito, Vinicius quer proporcionar aos marilienses esse presente”, explicou Taís.
As exibições da Esquadrilha da Fumaça são apresentações públicas, gratuitas, de caráter institucional, o que aumenta a procura pelo agendamento. O EDA se apresenta com sete aeronaves A-29 Super Tucano, por 35 minutos fazendo cerca de 50 acrobacias.
Segundo o capitão aviador Marcílio Brito Fonseca, um dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça, o avião utilizado é um caça de ataque leve, usado para a defesa do espaço aéreo brasileiro.
“O que difere os aviões utilizados pela Esquadrilha da Fumaça são as cores da bandeira do Brasil e eles dispensarem fumaça biodegradável pelo escapamento direito, com o objetivo de melhorar a visualização das manobras para o público. Já as aeronaves utilizadas para a defesa das fronteiras são camufladas e carregam armamento bélico”, afirmou Fonseca.
A Esquadrilha da Fumaça conta com 73 anos de história. Já são mais de quatro mil apresentações pelo Brasil e o mundo.
Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…
Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…
O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…
"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…
Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…
José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…
This website uses cookies.