Polícia

Escritório é investigado por desviar imposto de renda de cliente

Um escritório de contabilidade de Marília está sendo investigado por desviar R$ 38 mil pagos por uma cliente em diversas parcelas, desde 2016, com o objetivo de quitação de imposto de renda. A verba teria sido embolsada pelos envolvidos.

São investigados dois sócios do escritório e um contador que trabalha – ou trabalhava – no local. A empresa teria sido contratada em 2014 para cuidar das declarações de impostos de renda da vítima.

Inicialmente, segundo relato feito por familiares da aposentada à Polícia Civil, o imposto era descontado automaticamente de sua conta corrente.

No entanto, em 2016 o contador responsável teria passado a solicitar que a idosa pagasse a ele as parcelas mensais por meio de cheque. Teria sido alegado ser essa uma exigência da Receita Federal.

A situação começou a ficar suspeita quando no final do ano passado o contador teria informado a aposentada que havia “um probleminha” na declaração dela junto à Receita Federal.

Sem informações detalhadas, a idosa teria solicitado que sua filha fosse até o escritório para saber o que de fato havia ocorrido. Ali, porém, não foram fornecidas explicações imediatas.

Na mesma data, o contador teria enviado uma mensagem ao celular da idosa “pedindo para que não tomassem qualquer medida contra ele que tudo seria resolvido”. O contador teria dito ainda que “estaria sofrendo há anos e que poderia mandar prendê-lo”.

Depois desse episódio, familiares da idosa solicitaram informações bancárias e descobriram que os cheques vinham sendo sacados na “boca do caixa” e depositados na conta do contador e de outras pessoas.

Um novo profissional contratado pela família indicou ainda que a aposentada está com débitos junto à Receita Federal desde 2016.

A acusação é de apropriação indevida do dinheiro e o caso está sendo investigado pela Polícia Civil com supervisão do Ministério Público e da Justiça Estadual.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Polícia identifica vítima de atropelamento na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima foi arremessada para a pista do sentido contrário e teve a morte confirmada no…

30 minutos ago

Marília reestrutura Serviço de Inspeção Municipal e reforça controle de alimentos em 2025

O SIM de Marília está reestruturado, fiscalizando toda a cadeia de produção animal. Segurança alimentar…

5 horas ago

Danilo da Saúde destaca que reforma da USF Parque dos Ipês garante cuidado mais eficiente

A 11ª obra entregue na Saúde, a USF Parque dos Ipês, foi totalmente reformada após…

5 horas ago

Governo atualiza regras do BPC e reforça exigência de revisão cadastral em 2025

Beneficiários devem manter cadastro atualizado e seguir notificações do INSS para evitar bloqueios (Foto: Divulgação)…

5 horas ago

Copa de 2026 tem grupos definidos e Brasil estreia em 13 de junho contra o Haiti

Definidos os grupos da Copa do Mundo 2026 nos EUA, México e Canadá. O torneio…

5 horas ago

Nebulização com larvicida reforça ações de combate ao aedes em Pompeia

Pompeia intensifica o combate ao Aedes aegypti (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Pompeia iniciou a…

6 horas ago

This website uses cookies.