Polícia

Escritório é investigado por desviar imposto de renda de cliente

Um escritório de contabilidade de Marília está sendo investigado por desviar R$ 38 mil pagos por uma cliente em diversas parcelas, desde 2016, com o objetivo de quitação de imposto de renda. A verba teria sido embolsada pelos envolvidos.

São investigados dois sócios do escritório e um contador que trabalha – ou trabalhava – no local. A empresa teria sido contratada em 2014 para cuidar das declarações de impostos de renda da vítima.

Inicialmente, segundo relato feito por familiares da aposentada à Polícia Civil, o imposto era descontado automaticamente de sua conta corrente.

No entanto, em 2016 o contador responsável teria passado a solicitar que a idosa pagasse a ele as parcelas mensais por meio de cheque. Teria sido alegado ser essa uma exigência da Receita Federal.

A situação começou a ficar suspeita quando no final do ano passado o contador teria informado a aposentada que havia “um probleminha” na declaração dela junto à Receita Federal.

Sem informações detalhadas, a idosa teria solicitado que sua filha fosse até o escritório para saber o que de fato havia ocorrido. Ali, porém, não foram fornecidas explicações imediatas.

Na mesma data, o contador teria enviado uma mensagem ao celular da idosa “pedindo para que não tomassem qualquer medida contra ele que tudo seria resolvido”. O contador teria dito ainda que “estaria sofrendo há anos e que poderia mandar prendê-lo”.

Depois desse episódio, familiares da idosa solicitaram informações bancárias e descobriram que os cheques vinham sendo sacados na “boca do caixa” e depositados na conta do contador e de outras pessoas.

Um novo profissional contratado pela família indicou ainda que a aposentada está com débitos junto à Receita Federal desde 2016.

A acusação é de apropriação indevida do dinheiro e o caso está sendo investigado pela Polícia Civil com supervisão do Ministério Público e da Justiça Estadual.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

CEO da Rock World palestra em Marília sobre inovação e experiência do cliente

CEO da Rock World, Luís Justo, vai palestrar em Marília no próximo dia 12 (Foto:…

10 horas ago

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público Federal (MPF) assinaram acordo…

12 horas ago

SP: Defesa Civil emite alerta extremo de temporal no litoral de SP

As chuvas intensas que atingiram o litoral de São Paulo durante a madrugada e manhã…

12 horas ago

Fies 2026: inscrições para o 1º semestre terminam nesta sexta-feira

Os estudantes que desejam concorrer a um financiamento das mensalidades do curso superior em uma…

12 horas ago

Prorrogação de contratos de temporários mira déficit de professores

Educação promoveu processo seletivo em janeiro para contratação de professores temporários (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)…

14 horas ago

Lei reajusta salário de agentes que estão na linha de frente contra a dengue

Agentes estão na linha de frente do combate à dengue e outras doenças transmitidas por…

15 horas ago

This website uses cookies.