Categories: Marília

Alunos continuam ocupação de escolas na zona sul

Alunas preparam merenda durante ocupação

As escolas estaduais Sylvia Ribeiro de Carvalho, no bairro Nova Marília, e José Alfredo de Almeida, no Jardim Continental, ambas localizadas na zona sul da cidade, continuam ocupadas por estudantes da rede estadual.

O movimento já dura 5 dias e não tem previsão para terminar. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) indeferiu hoje (23), por unanimidade, a liminar requerida pelo governo do estado para reintegração de posse das escolas ocupadas.

Todo o processo de ocupação foi desencadeado quando o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou a reestruturação e fechamento de 93 unidades educacionais.

A medida faz parte de um processo de reorganização escolar que quer, em 2016, dividir as unidades em três grupos (anos iniciais e finais dos ensinos fundamental e médio), conforme o ciclo escolar.

O acesso nas escolas marilienses está bloqueado, mas os alunos participam de de atividades físicas e culturais todos os dias.

Por meio de nota, a Secretaria de Educação do estado informou que a pasta permanece aberta ao diálogo e que o conteúdo pedagógico perdido pelos alunos será reposto após o encerramento do calendário oficial.

Na nota, a secretaria acrescentou que a proposta de reorganização “entregará mais de 700 escolas segmentadas pela idade de seus alunos e que nenhuma escola será fechada. Todas passarão a atender demandas regionais de educação, como ensino infantil (creches) e ensino técnico”.

Hoje pela manhã alguns estudantes da Unesp de Marília tentaram invadir a escola Monsenhor Bicudo, na Avenida Rio Branco, mas logo foram retirados do local.

Em solidariedade ao movimento, alguns alunos do Bicudo interromperam as aulas. Nenhum incidente que chamou a atenção foi registrado.

A estudante Amanda Silva Delary‎  gravou um vídeo na última sexta-feira (20) e comentou sobre a ocupação em uma das escolas. “Sou aluna aqui do José Alfredo de Almeida, queria pedir a ajuda e colaboração da comunidade para que nos ajude com alimentos. Os alunos e pais que quiserem, venham dormir na escola também. Estamos tomando conta do que é nosso sem depredar nada, aqui não existem vândalos”, disse a estudante. Confira o vídeo abaixo:

Marília Notícia

Recent Posts

Mulher dada como morta após atropelamento recebe alta em Bauru

Fernanda Policarpo foi declarada morta pelo Samu e deixada na pista para ter corpo recolhido…

3 horas ago

Percentual de famílias com dívidas cresce, mas inadimplência cai

O indicador que mede o percentual de famílias brasileiras que têm dívidas como cartão de crédito…

7 horas ago

Bolsonaro não precisa ir para hospital, mas de melhor cuidado, diz PF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira (6) a…

8 horas ago

Trump posta vídeo racista com casal Obama como macacos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Foto: Arquivo/MN) O presidente dos Estados Unidos (EUA),…

8 horas ago

Júri condena seis por assassinatos em bar da zona sul de Marília

Manoel e Carla foram as vítimas mortas em bar na zona sul (Foto: Redes Sociais)…

8 horas ago

Prefeitura suspende servidor acusado de agredir criança na rede municipal

A Prefeitura de Marília suspendeu por 90 dias um servidor público acusado de ter agredido…

9 horas ago

This website uses cookies.