Categories: Marília

Alunos continuam ocupação de escolas na zona sul

Alunas preparam merenda durante ocupação

As escolas estaduais Sylvia Ribeiro de Carvalho, no bairro Nova Marília, e José Alfredo de Almeida, no Jardim Continental, ambas localizadas na zona sul da cidade, continuam ocupadas por estudantes da rede estadual.

O movimento já dura 5 dias e não tem previsão para terminar. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) indeferiu hoje (23), por unanimidade, a liminar requerida pelo governo do estado para reintegração de posse das escolas ocupadas.

Todo o processo de ocupação foi desencadeado quando o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou a reestruturação e fechamento de 93 unidades educacionais.

A medida faz parte de um processo de reorganização escolar que quer, em 2016, dividir as unidades em três grupos (anos iniciais e finais dos ensinos fundamental e médio), conforme o ciclo escolar.

O acesso nas escolas marilienses está bloqueado, mas os alunos participam de de atividades físicas e culturais todos os dias.

Por meio de nota, a Secretaria de Educação do estado informou que a pasta permanece aberta ao diálogo e que o conteúdo pedagógico perdido pelos alunos será reposto após o encerramento do calendário oficial.

Na nota, a secretaria acrescentou que a proposta de reorganização “entregará mais de 700 escolas segmentadas pela idade de seus alunos e que nenhuma escola será fechada. Todas passarão a atender demandas regionais de educação, como ensino infantil (creches) e ensino técnico”.

Hoje pela manhã alguns estudantes da Unesp de Marília tentaram invadir a escola Monsenhor Bicudo, na Avenida Rio Branco, mas logo foram retirados do local.

Em solidariedade ao movimento, alguns alunos do Bicudo interromperam as aulas. Nenhum incidente que chamou a atenção foi registrado.

A estudante Amanda Silva Delary‎  gravou um vídeo na última sexta-feira (20) e comentou sobre a ocupação em uma das escolas. “Sou aluna aqui do José Alfredo de Almeida, queria pedir a ajuda e colaboração da comunidade para que nos ajude com alimentos. Os alunos e pais que quiserem, venham dormir na escola também. Estamos tomando conta do que é nosso sem depredar nada, aqui não existem vândalos”, disse a estudante. Confira o vídeo abaixo:

Marília Notícia

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

2 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

2 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

3 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

3 horas ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

3 horas ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

4 horas ago

This website uses cookies.