Pelo menos 100 motociclistas que prestam serviço de entrega ao aplicativo iFood participaram de paralisação realizada no último sábado (14). A convocação foi feita pelas redes sociais e por grupos de aplicativos de mensagem. Uma nova manifestação já é discutida entre a categoria.
A maior concentração ocorreu em um posto de combustíveis na avenida Tiradentes. Os motoboys cobram da empresa a disponibilidade de um local de apoio com água e banheiro, além de promoções e incentivos para as entregas do fim de semana.
Entregadores ouvidos pelo MN, na condição de anonimato, por receio de represálias, informaram ter comunicado diretamente a presidência do iFood sobre a manifestação pelo Instagram.
“Iremos fazer outra greve dentro de 15 a 20 dias se o iFood não nos repassar uma nota a respeito das reivindicações que pedimos”, informou uma liderança ao MN. A eventual nova paralisação seria no sábado e domingo.
Procurado, o iFood informou ao MN , em nota, que “respeita o direito à manifestação pacífica e à livre expressão dos entregadores” e que “desde 2019” tem trabalhado “na construção de espaços recorrentes e permanentes de escuta e melhoria constante”.
“Como empresa brasileira e ciente do seu papel na geração de oportunidades, temos nos dedicado na criação de uma agenda sólida e perene de diálogo com os trabalhadores e representantes da categoria para o aprimoramento de iniciativas que garantam mais dignidade, ganhos e mais transparência para estes profissionais”, informou o iFood.
O ato do último sábado (14) mobilizou apenas um terço dos cerca de 300 entregadores cadastrados no iFood em Marília. Não há uma entidade associativa ou sindical que represente a categoria na cidade, segundo entregadores ouvidos pela reportagem.
A jornada de trabalho dos entregadores chega a 12 horas por dia, com folga não garantida aos fins de semana. A categoria informou que o movimento teve “amplo apoio” das empresas vinculadas ao aplicativo.
Apesar da paralisação, as entregas foram feitas normalmente, segundo informou ao MN o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Marília e Região (Sinhores). “Não tivemos nenhum relato nos grupos de restaurantes, pizzarias e lanchonetes”, afirmou o presidente Sinval Grupo.
Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…
O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…
Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…
Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…
Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…
This website uses cookies.