Colunas

Enquanto isso…

Mais ou menos duas semanas atrás recebo a lamentável notícia do falecimento do nosso vizinho lá de Paraguaçu Paulista, o João. Ele, com os irmãos e a mãe dona Mariinha – que está com 97 anos – são nossos vizinhos do lado direito. Contudo, só vivem mesmo no lado esquerdo de nossas vidas, pois é o mesmo lado onde ficam os nossos corações. 

Da porta da cozinha da casa da minha mãe – aliás, onde fiz uma das fotos mais emblemáticas da minha mãe, a dona Cláudia – a gente conseguia conversar com o João. Ele, lá da janela da cozinha da casa dele, e nós, aqui da porta, trocávamos algumas palavras. Lembro que num final de ano o João me chamou ali e perguntou se minha mãe iria para a missa. Confirmei que sim e nos despedimos.

Um minuto depois me chamaram para socorrer o João, ele havia desmaiado logo após conversar comigo. Tombou e bateu a cabeça. Ligamos para o Samu, que o socorreu até a Santa Casa de Misericórdia de Paraguaçu Paulista, o mesmo hospital onde nasci 44 anos atrás.

Nos últimos seis anos ficou muito frequente eu passar a véspera de Natal na casa da dona Mariinha, ouvindo as músicas internacionais que tocavam na extinta ‘Chaparral’ – uma discoteca que marcou gerações de adolescentes e jovens de Paraguaçu Paulista. Paulo, um dos irmãos de João, ama música e vem em dezembro passar o Natal e as festas com a família.

Ali, ouvindo música, cantando e tomando uma cerveja com esses amados vizinhos, e principalmente conversando com o Paulo e com a Vânia, esposa dele, acabo sempre fazendo um retrospecto do ano. 

O João ficava ali, acompanhando as nossas conversas, ouvindo as músicas. O Luiz também e, na véspera do Dia das Mães deste ano, num sábado, eu e o Luiz ficamos ouvindo as mesmas músicas e lembrando das vésperas dos Natais e dessa, digamos, tradição entre nós vizinhos paraguaçuenses.

Vivi por 19 anos na cidade que fica a 80 quilômetros de Marília e muitos, mas muitos mesmo, dos meus personagens saltam de lá. Candinho, o líder dos bóias-frias, em ‘Canavial, os vivos e os mortos’ (La Musetta, Marília, 2022), me surgiu ali.

Bem como o caminhoneiro que dirige caminhão-boiadeiro e que aprendeu a lida de volante com o pai – que não o permitiu ser motorista da Andorinha – também. Recordo que li numa crônica onde o poeta e escritor argentino Jorge Luís Borges (1899-1986) percorria as ruas e os endereços de suas ficções, inclusive ia se deparando com os seus próprios personagens.

Neste mundo borgiano, pela crônica, havia somente um trem: que ia e voltava num único destino. Lá em Paraguaçu há um trem, na verdade uma Maria Fumaça. Agora, não há mais o João, nosso querido e amado vizinho. Mas, João, agora, certamente vive com o Nosso Senhor Jesus, pois conforme está no Evangelho de São Mateus, capítulo 5, no sermão da montanha, “bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus”. Vizinho João, descanse em paz!

*

Ramon Barbosa Franco é escritor e jornalista, autor dos livros ‘Canavial, os vivos e os mortos’ (La Musetta Editoriais), ‘A próxima Colombina’ (Carlini & Caniato), ‘Contos do japim’ (Carlini & Caniato), ‘Vargas, um legado político’ (Carlini & Caniato), ‘Laurinda Frade, receitas da vida’ (Poiesis Editora) e das HQs ‘Radius’ (LM Comics), ‘Os canônicos’ (LM Comics) e ‘Onde nasce a Luz’ (Unimar – Universidade de Marília), ramonimprensa@gmail.com.

Ramon Franco

Ramon Barbosa Franco é escritor e jornalista, autor de diversos livros, entre eles ‘A próxima Colombina’

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

5 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

5 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

5 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

5 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

14 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

23 horas ago

This website uses cookies.