Brasil e Mundo

Enem 2025: 4,8 milhões participam do 1° dia de provas neste domingo

Neste domingo (9), mais de 4,8 milhões de candidatos são esperados para participar do primeiro dia de provas da edição 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão aplicadas em 1.804 municípios em dois domingos: dias 9 e 16 de novembro.

Primeiro dia de provas

O exame é composto por quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva é formada por 45 questões de múltipla escolha.

Neste domingo, os candidatos terão 5h30 para responder a 45 questões, além da redação. Serão cobrado conteúdos das seguintes áreas do conhecimento: língua portuguesa; literatura; língua estrangeira (inglês ou espanhol); história; geografia; filosofia e sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.

Já na redação, os participantes precisarão escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo da formação. A prova de redação vale de 0 a 1000 pontos.

Locais de prova e horários

A informação sobre o local de prova do Enem 2025 está disponível no Cartão de Confirmação de Inscrição, na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os portões abrem às 12h e fecham, obrigatoriamente, às 13h (horário de Brasília). As provas têm início às 13h30 e terminam às 19h.

Os candidatos que desejarem levar pra casa o caderno de provas, só poderão deixar as salas de aplicação a partir das 18h30.

A tolerância é zero para atrasos. O edital do Enem 2025 é taxativo ao proibir a entrada do participante no local de prova após o fechamento dos portões.

O que levar

É obrigatória a apresentação de documento original oficial de identificação com foto para a realização das provas.

É exigida caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, para fazer a prova.

A apresentação do cartão de confirmação não é obrigatória, mas o Inep recomenda levá-lo para facilitar a localização.

Sobre o Enem 

O exame avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. A partir da nota obtida, os estudantes podem se inscrever para vagas em universidades públicas ou bolsas de estudo por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Agência Brasil

Recent Posts

Acidente entre moto e caminhão no Centro deixa jovem gravemente ferido

Motocicleta XRE 300 ficou totalmente destruída, após ser esmagada por caminhão baú; motorista desviou do…

43 segundos ago

Estado é condenado a indenizar família após vazamento de fotos do IML

Weslley tinha 18 anos quando foi morto em Marília (Foto: Redes Sociais) A Vara da…

1 hora ago

Região de Marília soma mais de 24 mil novos negócios em 12 meses

Um levantamento da Fundação Seade, com base em dados da Junta Comercial e da Receita…

1 hora ago

Emdurb conclui obras no sistema viário de acesso ao Max Atacadista norte

Intervenção integra ações da Prefeitura de Marília para melhorar a segurança e a fluidez do…

5 horas ago

Semana de Arquitetura da Unimar aproxima alunos da prática e do mercado profissional

Evento reuniu acadêmicos, docentes e profissionais da área na instituição (Foto: Divulgação) A Universidade de…

5 horas ago

Polícia Militar flagra tráfico, prende jovem e confisca R$ 2,2 mil do caixa do crime

Montante chamou a atenção (Foto: Divulgação/PMSP) Um jovem de 19 anos foi preso em flagrante…

5 horas ago

This website uses cookies.