Marília

Encontro debate a situação de pessoas com deficiência

Evento que ocorreu em Marília

Marília recebeu ontem (6), a “Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania”. O evento realizado em um hotel no centro de Marília, foi organizado pela Prefeitura e Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

“A proposta do encontro foi capacitar multiplicadores dos conhecimentos sobre a Lei de Inclusão da pessoa com deficiência”, destacou Tereza  Baraldi, secretária municipal da Juventude e Cidadania.

O secretário adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, destacou ser fundamental sensibilizar e informar a população sobre a lei, ainda pouco conhecida.

“As pessoas com deficiência ainda têm dificuldades de acesso a direitos básicos no Brasil. Como a população mora nos municípios, estamos levando essa proposta com apoio das prefeituras. É muito importante que o município faça, mas também fiscalize  principalmente em relação às calçadas, prédios públicos e o comércio de uma forma geral. Também o cumprimento  da legislação no mercado de trabalho é essencial.” afirmou o secretário.

Após ter percorrido 60 cidades pelo Estado de São Paulo, este ano, a Caravana chega à sua 7ª Edição, trazendo como temas a “Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – LBI”, importante marco regulatório no âmbito da garantia de direitos à pessoa com deficiência, e, também, a “Educação Inclusiva”, assunto emblemático no campo das discussões sobre inclusão social e profissional.

Aprimoramento das políticas públicas – “Além de fomentar o aprimoramento das políticas públicas inclusivas no âmbito municipal e regional, a Caravana objetiva, também, reconhecer e valorizar a atuação municipalista na elaboração, planejamento, implementação e operacionalização de ações e projetos que garantam a igualdade de acesso e, principalmente, o usufruto de todos os bens, produtos e serviços, sejam públicos ou privados, existentes na sociedade”, ressaltou Tereza Baraldi.

Representando a Ordem dos Advogados do Brasil, o conselheiro estadual Tayon Berlanga, ressaltou que o deficiente não é inválido. “Cada um tem a sua particularidade. É totalmente produtivo e útil. A discriminação precisa acabar e a lei, é claro, ser cumprida por todos”, frisou Berlanga.

Para Maria Helena Mozena, presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, a união de todos é fundamental para que políticas públicas aos deficientes sejam tomadas. “Apesar de sermos de regiões diferentes e representarmos órgãos diferentes, todos temos uma questão em comum a ser tratada, ou por afinidade ou por questões técnicas, que é a pessoa com deficiência, os seus direitos e as suas necessidades”,  disse Maria Helena.

Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania em Marília

Marília Notícia

Recent Posts

‘Natal Iluminado’ está de volta em Marília após requerimento da vereadora Fabiana

Fabiana Camarinha, Vinicius, Gabriel e Abelardo (Foto: Divulgação) A vereadora Fabiana Camarinha (Podemos) apresentou na…

51 minutos ago

PM flagra homem com seis crucifixos retirados do Cemitério da Saudade

Um homem de 42 anos foi detido na tarde de sábado (7) após ser flagrado…

1 hora ago

Entram em vigor nesta semana novas regras para obtenção da CNH

Mudanças foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Foto: Divulgação) As novas regras para obtenção…

2 horas ago

Quase 40 mil brasileiros recebem diagnóstico de HIV e não iniciam tratamento

campanha destaca a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acompanhamento contínuo(Foto: Divulgação/Freepik) O Dezembro…

2 horas ago

Investimento de quase R$ 500 mil garante recape de ruas do Parque Universitário em Tupã

Recape em ruas de Tupã foram possíveis após emenda do deputado federal Maurício Neves (Foto:…

2 horas ago

Fundo Social de Marília amplia ações e reforça apoio a famílias vulneráveis em 2025

Campanha de 2025 arrecadou 29.153 itens, mobilizando empresas e a comunidade (Foto: Divulgação) O Fundo…

3 horas ago

This website uses cookies.