Marília

Encontro debate a situação de pessoas com deficiência

Evento que ocorreu em Marília

Marília recebeu ontem (6), a “Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania”. O evento realizado em um hotel no centro de Marília, foi organizado pela Prefeitura e Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

“A proposta do encontro foi capacitar multiplicadores dos conhecimentos sobre a Lei de Inclusão da pessoa com deficiência”, destacou Tereza  Baraldi, secretária municipal da Juventude e Cidadania.

O secretário adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, destacou ser fundamental sensibilizar e informar a população sobre a lei, ainda pouco conhecida.

“As pessoas com deficiência ainda têm dificuldades de acesso a direitos básicos no Brasil. Como a população mora nos municípios, estamos levando essa proposta com apoio das prefeituras. É muito importante que o município faça, mas também fiscalize  principalmente em relação às calçadas, prédios públicos e o comércio de uma forma geral. Também o cumprimento  da legislação no mercado de trabalho é essencial.” afirmou o secretário.

Após ter percorrido 60 cidades pelo Estado de São Paulo, este ano, a Caravana chega à sua 7ª Edição, trazendo como temas a “Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – LBI”, importante marco regulatório no âmbito da garantia de direitos à pessoa com deficiência, e, também, a “Educação Inclusiva”, assunto emblemático no campo das discussões sobre inclusão social e profissional.

Aprimoramento das políticas públicas – “Além de fomentar o aprimoramento das políticas públicas inclusivas no âmbito municipal e regional, a Caravana objetiva, também, reconhecer e valorizar a atuação municipalista na elaboração, planejamento, implementação e operacionalização de ações e projetos que garantam a igualdade de acesso e, principalmente, o usufruto de todos os bens, produtos e serviços, sejam públicos ou privados, existentes na sociedade”, ressaltou Tereza Baraldi.

Representando a Ordem dos Advogados do Brasil, o conselheiro estadual Tayon Berlanga, ressaltou que o deficiente não é inválido. “Cada um tem a sua particularidade. É totalmente produtivo e útil. A discriminação precisa acabar e a lei, é claro, ser cumprida por todos”, frisou Berlanga.

Para Maria Helena Mozena, presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, a união de todos é fundamental para que políticas públicas aos deficientes sejam tomadas. “Apesar de sermos de regiões diferentes e representarmos órgãos diferentes, todos temos uma questão em comum a ser tratada, ou por afinidade ou por questões técnicas, que é a pessoa com deficiência, os seus direitos e as suas necessidades”,  disse Maria Helena.

Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania em Marília

Marília Notícia

Recent Posts

HBU realiza troca inédita de válvula do coração sem cirurgia em Marília

Técnica reduz riscos e tempo de internação, segundo médicos (Foto: Divulgação) O Hospital Beneficente Unimar…

11 horas ago

Instituto Prospera forma alunos de cursos gratuitos e reforça capacitação em Pompeia

Projeto do Fundo Social oferece capacitação gratuita em áreas como costura e serviços (Foto: Divulgação)…

11 horas ago

Tupã intensifica limpeza de bocas de lobo para prevenir alagamentos

Limpeza da rede de drenagem é ampliada para reduzir riscos de enchentes (Foto: Divulgação) A…

11 horas ago

Tribunal de Contas atribui conceito B+ à gestão de tecnologia da Prefeitura de Tupã

Ferramenta mede efetividade da tecnologia da informação nos municípios (Foto: Divulgação) O município de Tupã…

11 horas ago

SUS bate recorde e realiza 14,7 milhões de cirurgias eletivas em 2025

Ministério da Saúde aponta impacto do programa Agora Tem Especialistas (Foto: Agência Brasil) O Sistema…

12 horas ago

STF decide que caixa dois pode ser punido como improbidade administrativa

Decisão foi tomada em julgamento virtual do plenário (Foto: Agência Brasil) Por unanimidade, o Supremo…

12 horas ago

This website uses cookies.