Marília

Emdurb publica homologação de licitação dos radares

Caso do radares tem mais um capítulo (Foto: Edio Junior/Arquivo)

Marília está mais perto de contar com radares em suas ruas e avenidas, após a publicação na edição desta terça-feira (27), no Diário Oficial do município, do termo de homologação da licitação vencida pela empresa DCT Tecnologia e Serviços. A Prefeitura não confirmou quando os radares passam a funcionar de vez.

Em fevereiro a Câmara aprovou a proibição da terceirização do gerenciamento de radares de trânsito em Marília. No entanto, o prefeito Daniel Alonso (PSDB) vetou o projeto de lei e o Legislativo ainda não votou a manutenção ou derrubada do veto.

O projeto de lei vetado pelo Executivo também prevê a autorização da Câmara sobre os pontos de instalação de radares. O governo Alonso vinha dizendo que só faria a homologação após aval dos vereadores.

O presidente da Câmara, vereador Wilson Damasceno (PSDB), entende que a licitação, iniciada em 2015 e envolta em polêmicas, possui irregularidades e fez representações ao TCE (Tribunal de Contas do Estado) e o Ministério Público sobre o caso. “A homologação nesta terça-feira será informada aos órgãos”, diz o parlamentar.

O objeto do edital prevê “contratação de empresa especializada na prestação de serviços de operação, manutenção e instalação de equipamentos eletrônicos de fiscalização e serviços técnicos de gestão, atendimento e processamento de infrações de trânsito, mediante cessão de direitos de uso”.

A reportagem procurou a assessoria de imprensa do Executivo, que responde pela Emdurb, para saber quando os radares entram efetivamente em funcionamento, mas não houve retorno até o fechamento desta reportagem.

O Marília Notícia também tentou falar com o presidente da Emdurb, Valdeci Fogaça, mas não conseguiu contato. Fogaça vinha alegando que não se tratava de terceirização, mas apenas contratação de empresa para instalação dos radares.

Entenda

Como o MN mostrou em reportagem exclusiva, os testes com radares de trânsito em Marília flagraram 2.619 infrações na avenida Sampaio Vidal, no Centro da cidade, em um período de 13 dias.

Se as multas já estivessem valendo a arrecadação seria de aproximadamente R$ 340 mil. Ao todo estão previstos 11 pontos fixos de radares em Marília. As infrações foram ‘testemunhadas’ apenas por um aparelho – o do cruzamento da avenida com a rua Nove de Julho.

A empresa que fornecerá os radares e fará a gestão das multas receberá aproximadamente R$ 180 mil mensais, mais de R$ 2 milhões por ano.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Polícia investiga motorista que fugiu após deixar motociclista ferida em Marília

A Polícia Civil investiga a autoria de um acidente de trânsito registrado na tarde desta…

5 horas ago

Família confirma morte de modelo do DF em terremoto na Venezuela

A brasiliense Vanessa Zacarias da Silva, de 44 anos, é uma das vítimas do terremoto…

6 horas ago

Rodada final dos grupos tem Inglaterra, Colômbia, Portugal e Argentina

A fase de grupos da Copa do Mundo 2026 será encerrada neste sábado (27), com…

6 horas ago

Marília disputa Jogos da Melhor Idade com delegação de 120 integrantes

Modalidade Coreografia foi disputada nesta sexta-feira (Foto: Christian Cabrini) Marília participa da 28ª edição dos…

6 horas ago

Operação Cata-Treco continua em bairros da zona norte de Marília

Ação é coordenada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos (Foto: Divulgação) A…

6 horas ago

Brasil envia terceiro avião com ajuda humanitária à Venezuela neste sábado

O Brasil envia, na tarde deste sábado (27), um terceiro voo humanitário à Venezuela, com…

6 horas ago

This website uses cookies.