Marília e região

Em Vera Cruz e Pompeia, Tarcísio aposta em capacitação

Governador do Estado de São Paulo em formatura dos alunos do programa Caminho da Capacitação em Vera Cruz (Foto: Marcelo Moriyama/Marília Notícia)

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem percorrido diversas cidades do estado em ritmo de pré-campanha à Presidência da República. Embora evite comentar o assunto e negue essa intenção publicamente, seu giro por municípios paulistas — inclusive os menores — vem chamando atenção no cenário político.

Neste sábado (20), ele esteve em Vera Cruz e Pompeia, na região de Marília, para participar da formatura do programa Caminho da Capacitação.

A iniciativa do Fundo Social de São Paulo, integrada ao Superação SP, oferece cursos profissionalizantes gratuitos em carretas-escola itinerantes e já qualificou mais de 4 mil pessoas desde maio.

O governador aproveitou para anunciar 500 vagas de trabalho oferecidas pelo setor supermercadista para a região (Foto: Marcelo Moriyama/Marília Notícia)

Nesta sétima etapa, as carretas percorreram 13 municípios — 12 da região de Marília e um da região de Bauru (Itapuí) — formando 552 alunos em áreas como gastronomia, panificação, açougue, tecnologia, imagem pessoal, confecção industrial, banho e tosa e soldagem.

As cerimônias foram realizadas em dois polos: Vera Cruz, com 365 certificados, e Pompeia, com 187. Além das cidades-sede, entre os municípios atendidos estão Marília, Oriente, Álvaro de Carvalho e Itapuí.

Durante o evento, Tarcísio fez questão de cumprimentar os formandos e destacou a importância da qualificação. Ele também anunciou a abertura de cerca de 500 vagas de trabalho em parceria com a Apas (Associação Paulista de Supermercados), mas não detalhou como será o processo de seleção, a data de início nem os locais onde as oportunidades estarão disponíveis.

“É por vocês que estamos aqui, todos os formandos e familiares. Para nós é um orgulho muito grande estar aqui. A gente gosta muito desse evento, que é o evento da formatura, porque eu vi na minha família a importância da capacitação.Sou filho de uma pessoa muito humilde. Minha mãe era muito pobre. Ela viveu numa casa que não tinha banheiro. Veio para o Brasil nova, trabalhou muito tempo como empregada doméstica e buscou a capacitação, fazendo seu primeiro curso técnico de enfermagem para trabalhar no hospital. Depois fez curso técnico para trabalhar na indústria farmacêutica. Meu pai passou muito tempo morando em comunidade, carregando caixa de sapato, trabalhando no comércio, estudando à noite”, disse o governador.

Ele ainda parabenizou os formandos e reforçou a aposta na formação profissional. “Não conheço a história de cada um, a realidade de cada um e não sei o que motivou a fazerem esses cursos. Só sei que vocês fizeram um ato importante: buscaram a capacitação. Vamos apostar muito na vitória de vocês, nesse encontro do mercado com as vagas que estão abertas, apostar muito no empreendedorismo, porque estamos aqui para caminhar juntos. E já anuncio a vocês que em breve serão abertas cerca de 500 vagas de trabalho pela Apas para que possam contribuir com esse nosso projeto de capacitação e empregabilidade”, concluiu.

Ao lado da primeira-dama Cristiane de Freitas, presidente do Fundo Social de São Paulo, Tarcísio reforçou o papel da qualificação. Cristiane abriu a cerimônia destacando o impacto da iniciativa. “O progresso e o desenvolvimento ocorrem com empregos e esse programa busca preparar os profissionais para o mercado de trabalho”, afirmou.

Na sequência, ela completou: “A prosperidade não nasce do acaso. Ela depende de oportunidade, trabalho e de atenção a quem mais precisa. Ela se realiza quando abrimos caminhos, criamos portas de entrada e acreditamos no potencial das pessoas.”

O evento também contou com a presença de prefeitos, primeiras-damas, o deputado federal Capitão Augusto (PL) e os deputados estaduais Dani Alonso (PL) e Danilo Campetti (Republicanos).

A primeira-dama do Estado, Cristiane de Freitas, ressaltou o papel do Estado na capacitação profissional (Foto: Marcelo Moriyama/Marília Notícia)
A formatura envolveu cerca de 400 alunos de nove cidades da região (Foto: Marcelo Moriyama/Marília Notícia)
Marcelo Moriyama

Recent Posts

Poço profundo de Lácio (PG-08): tecnologia, investimento e segurança hídrica para Marília

Novo Poço de Lácio (PG-08): resultado palpável e água potável (Foto: Divulgação) O abastecimento de…

3 horas ago

Primeira audiência do caso Rafael Pascon dura o dia e deve ser retomada nesta sexta

Rafael Pascon está preso desde outubro do ano passado na Penitenciária 2 de Gália (Foto:…

4 horas ago

Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas

Negócio supostamente ligado à tecnologia removeu fachada às pressas, segundo vizinhos (Foto: Marília Notícia) Um…

8 horas ago

Nova UBS pode beneficiar cerca de 10 mil moradores da zona norte

UBS deve beneficiar cerca de 10 mil moradores dos bairros Parque das Nações e Marina…

8 horas ago

Obra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até março

Unidade foi vistoriada pela secretária e prefeito (Foto: Divulgação) A construção da nova Escola Municipal…

8 horas ago

Filme ‘O Agente Secreto’ é indicado para quatro categorias do Oscar

O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente a Melhor…

9 horas ago

This website uses cookies.