A Secretaria Municipal da Educação está lançando a Semana Municipal do Brincar, que vai ocorrer de 23 a 29 de maio de 2022, nas escolas de Marília. O brincar é um direito universal e fundamental, previsto por lei, e que precisa ser garantido para todas as crianças.
Conforme estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o dever de assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação do Direito de Brincar é da família, do Poder Público, da comunidade e da sociedade em geral.
Tendo isso em vista, nas Escolas Municipais de Ensino de Marília, no período de 23 a 29 de maio, vai acontecer esta semana, tendo como temática “Confiar na força do Brincar”, com programação a ser realizada no âmbito escolar.
Confira a programação da Semana Municipal do Brincar:
Brincadeiras com materiais, objetos e elementos da natureza (formas, texturas, tamanhos, cores, pesos, etc.);
Brincadeiras com elementos não estruturados (cantos, estações, oficinas);
Brincadeiras com jogos simbólicos e de faz de conta (confeccionar fantasias, construir cenários, participar de jogos protagonizados);
Brincadeiras da cultura corporal e do movimento (ritmos, sons, musicalidade, brincadeiras tradicionais, etc.)
Culminância: para além dos muros da escola levando às crianças para espaços nos arredores (praças, campos de futebol, ginásios, etc.) e para brincar ao ar livre (bosque municipal, parques, etc).
Convite aos familiares para vivências de brincadeiras com as crianças (no espaço escolar)
Solicitação às famílias para brincarem com as crianças no final de semana, registrando por meio de fotografias e vídeos esses momentos, com posterior envio aos professores, de modo a compor painéis que possam socializar as vivências compartilhadas.
“O objetivo central da Semana Municipal do Brincar consiste em contribuir para que o encantamento do brincar das crianças tome conta do nosso município, pois, trata-se de uma campanha para a sensibilização da sociedade sobre a importância do brincar na infância, por meio de propostas de atividades em prol do brincar que envolvem crianças, familiares e educadores”, afirma a supervisora da Educação Básica, Karina Carrião Gomes de Oliveira.
O secretário municipal da Educação, professor Helter Rogério Bochi, ressalta que o “brincar é um pilar do desenvolvimento infantil, na promoção de uma infância digna e saudável. Precisa ocorrer em espaços diversos, para além dos muros das unidades escolares, como praças e parques públicos, centros culturais, teatros municipais, universidades públicas, dentre outros. Considerando que o brincar é a prova de que a criança está vivendo em sua plenitude”, conclui.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.