Em painel sobre “O Futuro do SUS”, do Brazil Forum UK, na quarta-feira, 17, o médico Drauzio Varella disse que o Ministério da Saúde foi destruído e paralisado completamente durante a pandemia do novo coronavírus. Segundo o médico, a pasta não deu “orientação centralizada” para o combate à doença.
Drauzio defendeu, ainda, o isolamento social como “única arma para reduzir o número de infecções”. A médica e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro Ligia Bahia reconheceu que o SUS é “frágil”, mas lembrou que é um mérito que o Brasil tenha um “sistema público e universal de saúde”. “Isso tem uma importância enorme para um país de renda média, um país que é capitalista periférico”, disse Ligia.
Também presente ao painel, o líder comunitário e coordenador nacional do G10 das Favelas, Gilson Rodrigues, acredita que a fragilidade do SUS vem da “falta de gestão”. Ele citou que, em Paraisópolis, criaram medidas para combater o coronavírus. Um exemplo é a existência de um voluntário a cada 50 casas para ajudar as pessoas a ficarem em casa, distribuir doações e chamar ambulância.
Em sua 5ª edição, o Brazil Forum UK é organizado por estudantes brasileiros no Reino Unido e é transmitido pelo Estadão. Nesta sexta-feira, o debate será sobre governança ambiental na Amazônia. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.