Colunas

Dois conhecidos de Mário de Andrade

No dia anterior, em Marília, recebia a notícia da morte de José Saramago (1922-2010). Naquela noite, embarcaria para São Paulo, onde representaria a região na final do Mapa Cultural Paulista na modalidade contos. ‘A quiromante’, narrativa onde traço a trajetória de um jovem motorista de caminhão que sonhava em ser motorista de uma grande viação rodoviária, havia se classificado nas fases Municipal e Regional.

Quando cheguei em São Paulo, fui até uma banca de revistas, destas que a gente só encontra na Capital e comprei a Folha de São Paulo com a notícia da perda do único Prêmio Nobel de Literatura da Língua Portuguesa.

A final do Mapa Cultural Paulista seria à noite, no Sesc Pompeia. Como teria um sábado inteiro para aproveitar São Paulo, decidi conhecer a casa que fora de Mário de Andrade (1893-1945), na Barra Funda. Percorri os cômodos, subi ao segundo andar e estive no antigo quarto do autor. Fui ao terraço, onde, certamente, ele tomava seu café da manhã. Depois, estive no porão e me lembro que marcou muito a sala que seguia abrigando o piano do escritor.

Por anos, Mário de Andrade lecionou música exatamente naquele local. À noite, quando acabou a final do Mapa, estive numa quermesse na igreja São Geraldo e, por coincidência do destino, acabei conhecendo uma ex-vizinha do poeta. “Ele frequentava a missa, aos domingos, todo elegante, acompanhado de suas irmãs. Sempre de chapéu e bengala”, me contou.

Esta senhora foi a segunda pessoa que conheci que havia convivido com Mário de Andrade, um dos principais escritores brasileiros da primeira metade do Século passado e um dos gênios da Semana de Arte Moderna, que no próximo ano celebrará 100 anos.

Aqui em Marília, um ano antes, havia conhecido o arquiteto alemão Alexandre Altberg (1908-2009) que também chegou a conviver com o poeta de “Lira paulistana” e de “Amar, verbo transitivo”. Aliás, Altberg, que foi chamado pela imprensa brasileira de o Niemeyer Alemão, chegou a editar um artigo do romancista de “Macunaíma” para uma revista que abordava arte, literatura e arquitetura.

Quem havia apresentado Altberg para Mário de Andrade tinha sido o artista plástico e escultor Lasar Segall (1889-1957). Incrível estas proximidades, ficava boquiaberto com tudo isso. Quando recordo que conheci duas pessoas que interagiram e conviveram com um dos mais importantes poetas do Modernismo e alguém que, fundamentalmente, contribuiu para o pensamento brasileiro (aliás, o precursor da Educação Infantil e do monitoramento da inflação no Brasil foi Mário de Andrade), fico meio pasmado.

É como se alguém saísse na página de um livro de história e lhe viesse dar a mão. Como da vez que, aos 16 anos, entrevistei um general do Exército. Até então, general para mim só existia nos livros de histórias e nas placas de ruas.

Mário, vira e mexe, ainda me surpreende. Sempre pelo lado positivo. Vez ou outra descubro um trecho de poema, uma frase em um de seus livros e me coloco a refletir: “será que ele escreveu isso pelo tempo em que ia à missa na São Geraldo? Ou quando estava preparando o artigo para enviar ao Alexandre Altberg?”. Mas nunca tive dúvida: Mário sempre fora trezentos, trezentos e cinquenta, jamais poeta de uma nota só.

Ramon Franco

Ramon Barbosa Franco é escritor e jornalista, autor de diversos livros, entre eles ‘A próxima Colombina’

Recent Posts

Produção científica leva Unimar ao topo de participação no principal congresso jurídico

Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…

21 minutos ago

Marília garante R$ 1 milhão em nova emenda para ampliar investimentos na saúde

Gestão destaca reformas concluídas, novas unidades em construção e reforço de verbas federais (Foto: Divulgação)…

21 minutos ago

Administração de Pompeia reforça transparência em balanço anual

Em uma live, prefeito Diogo Ceschim e sua equipe anunciaram o pagamento integral do 13º…

21 minutos ago

Mutirão recolhe três caminhões de inservíveis de distritos de Tupã

Ação do “Tupã Mais Limpa” passou por Universo e Parnaso e segue neste sábado em…

21 minutos ago

Dani Alonso é homenageada ‘Personalidade que faz a Diferença’

Momento de reconhecimento da deputada (Foto: Divulgação) A Fundação Brasileira de Marketing contemplou a deputada…

21 minutos ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

21 minutos ago

This website uses cookies.