Vitrine MN

Disciplina especial da Unimar prepara alunos de Arquitetura para prática profissional

Sob a docência da professora Giovanna Faria Ghirardello, os alunos recebem uma orientação prática e atualizada para fazerem a gestão do seu trabalho (Foto: Divulgação)

Na Universidade de Marília (Unimar), entre os diferenciais do curso de Arquitetura e Urbanismo, destaca-se uma disciplina do último semestre que costuma atrair os acadêmicos: Tópicos Especiais. Além da sólida base técnica e prática para formar arquitetos de excelência, o curso orienta os estudantes para sua inserção no mercado, com foco em valorização profissional e segurança no exercício da atividade — e é esse o eixo da disciplina.

Ministrada pela profa. Giovanna Faria Ghirardello, a matéria oferece orientação prática e atualizada sobre a gestão do trabalho. Segundo ela, muitos alunos tornam-se prestadores de serviços e, mesmo quando ingressam em empresas, instituições, no poder público ou em escritórios, é essencial que desenvolvam autonomia e saibam cultivar boas relações com os clientes.

Tópicos Especiais prepara os acadêmicos para elaborar propostas comerciais, definir precificação adequada, estabelecer escopo, acompanhar obras, terceirizar serviços, aplicar reajustes e compreender os limites de sua responsabilidade perante os clientes — entre outros aspectos fundamentais para prevenir dificuldades e erros nas relações profissionais.

A docente disponibiliza ainda um modelo de contrato como sugestão, oferecendo um norte para relações claras e seguras com os contratantes. Assim como boa parte do corpo docente, ela concilia a carreira acadêmica com a atuação no mercado. “Unimos a formação à realidade lá fora, trazendo para os alunos norteadores práticos e didáticos para que eles possam transformar seus conhecimentos em produtos”, menciona Giovanna Faria.

Casos reais e simulações de projetos também compõem a disciplina, ensinando a evitar erros e a lidar com eles quando acontecem. “Considero essa disciplina fundamental porque não basta que eu seja uma boa arquiteta se eu não souber vender meu produto e me relacionar com o mercado”, diz a acadêmica Fernanda Fontão, que se forma com sua turma no final de 2025.

O conteúdo inclui orientações para inscrição no CAU, normativas da profissão e noções de regimes contábeis. “O arquiteto e urbanista que abre a própria empresa precisa ser um bom administrador porque metade do seu tempo profissional será dedicado a manter o seu negócio e fazê-lo promissor”, observa a docente.

As inscrições para o Vestibular Unimar 2026 estão em andamento. As provas serão aplicadas em 19 de outubro, atraindo futuros arquitetos e urbanistas pela proposta inovadora, humanista e voltada à prática profissional do curso de Arquitetura e Urbanismo — um dos mais tradicionais da universidade e referência em qualidade e empregabilidade.

Marcelo Moriyama

Recent Posts

Cachorro é morto com 10 tiros em frente a ponto de ônibus em São Paulo

Um vídeo que foi parar nas redes sociais mostra um homem, em um ponto de…

54 segundos ago

Presidente Lula faz cirurgia de catarata e recebe alta hospitalar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou, nesta sexta-feira (30), uma cirurgia de catarata…

9 minutos ago

Vídeo flagra cavalo exausto, forçado a se levantar; Polícia Civil investiga maus-tratos

Cena aconteceu em frente a um bar no bairro Santa Antonieta (Imagem: Reprodução/Redes Sociais) A…

1 hora ago

Cesar Fiala deixa a Secretaria Municipal da Administração

Cesar Fiala é ex-prefeito na região e estava empossado como secretário municipal em Marília (Foto:…

1 hora ago

Marília entra na pauta do governo estadual em agenda de deputados

Dani Alonso, Felício Ramuth e Capitão Augusto (Foto: Divulgação) A deputada estadual Dani Alonso e…

2 horas ago

Procurado por homicídio tentado vai à delegacia e acaba preso em Marília

Um homem procurado pela Justiça por tentativa de homicídio foi preso na manhã desta quinta-feira…

3 horas ago

This website uses cookies.