Categories: Brasil e Mundo

Dilma nega ter mandado calar Delcídio do Amaral

A iniciativa do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, de conversar com um assessor do senador Delcídio do Amaral (MS), revelada em delação premiada do senador, irritou profundamente a presidente Dilma Rousseff, que exigiu explicações públicas do ministro e divulgou uma nota rejeitando com “veemência e indignação” a tentativa de vinculá-la ao caso.

Ao ouvir as informações de que Mercadante havia sido citado na delação de Delcídio como tendo oferecido recursos financeiros e ajuda jurídica para evitar a colaboração com a Justiça, Dilma ficou atônita, informaram as fontes do governo.

Furiosa, segundo as fontes, a presidente mandou chamar o ministro para pedir explicações e só se acalmou um pouco ao ler, junto com ele, a degravação da conversa entre Mercadante e o assessor de Delcídio responsável pelas gravações, José Eduardo Marzagão.

Na conversa, a presidente disse ao ministro que ele não deveria ter se metido com isso, não deveria ter aceitado falar com Marzagão e que ele havia criado mais um enorme problema para o governo. Mesmo mais calma, segundo as fontes, exigiu que Mercadante desse explicações rápidas e públicas e deixasse claro que ela mesma não tinha conhecimento do que chamou, na nota, de “iniciativa pessoal” do ministro.

O fato de a delação ter omitido várias partes da conversa gravada – especialmente aquelas que Mercadante repetiu à exaustão na sua entrevista, em que afirmou que não iria interferir na delação do senador– levou o governo a acreditar que o estrago não seria tão grande.

O ministro afirmou em entrevista que sua conversa com assessor de Delcídio foi um gesto pessoal de solidariedade ao senador e negou que tenha tentado impedir a delação do ex-líder do governo no Senado.

Mercadante negou também que tenha feito qualquer oferta de ajuda financeira a Delcídio, e ressaltou que a presidente Dilma Rousseff não tem nenhuma responsabilidade na sua conversa com o assessor do senador.

Fonte: MSN

Amanda Brandão

Recent Posts

Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…

41 minutos ago

Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…

1 hora ago

Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental

O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), sancionou nesta sexta-feira (5) a lei que cria…

1 hora ago

Executivo propõe nova sede ao Aeroclube e tenta revogar lei do tombamento

Aeroclube de Marília; área é alvo de imbróglio na Justiça (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…

2 horas ago

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Policiais, na manhã seguinte a morte, fazem levantamento in loco sobre ocorrência (Foto: Marília Notícia)…

4 horas ago

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores

Inscrições são gratuitas e seguem até 18 de dezembro (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília…

5 horas ago

This website uses cookies.