Polícia

DIG cumpre ordem e prende Nelsinho na zona Leste

Nelsinho foi preso pela Polícia Civil nesta quarta-feira (16), na zona Leste da cidade (Foto: Divulgação)

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) da Polícia Civil prendeu o ex-secretário municipal da Fazenda da Prefeitura de Marília, Nelson Virgílio Grancieri, que também foi chefe de gabinete do governo Mário Bulgareli.

Nelsinho, como é conhecido, foi detido na própria residência, na Vila Romana, zona Leste da cidade. Ele foi condenado a cumprir pena de sete anos de prisão em regime inicial semiaberto, pelo crime de peculato, cujo processo tramitava na Justiça desde 2011.

Segundo a denúncia do Ministério Público do Estado de São Paulo, de 1º de janeiro a 19 de agosto de 2011, Nelsinho teria desviado dinheiro público no valor de R$ 221.353,40, dos cofres da Prefeitura de Marília. Consta, ainda, que de 21 de janeiro a 1º de dezembro de 2011, em 31 ocasiões, de maneira continuada, enquanto secretário municipal da Fazenda, o acusado teria pagado faturas com preterição da ordem cronológica de exigibilidade.

Ainda segundo a denúncia da Promotoria, desde 2008, Nelsinho ocupava o cargo de chefe de gabinete da Prefeitura de Marília e passou a exercer o cargo de secretário da Fazenda ainda no mesmo exercício. Dessa maneira, o acusado cuidava pessoalmente tanto das atividades políticas do Executivo local quanto dos cofres municipais.

Grancieri chegou a ficar preso na antiga cadeia de Garça em 2011, após ação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Núcleo Bauru e da Promotoria de Justiça de Marília, em conjunto com a Polícia Federal de Marília, mas foi solto pouco tempo depois para responder ao processo em liberdade.

A prisão de Nelsinho aconteceu nesta quarta-feira (16) por policiais civis, em cumprimento a mandado de prisão expedido pela Justiça. O condenado foi encontrado na própria casa, na Vila Romana, conforme informação divulgada pelo delegado titular da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), Luís Marcelo Perpétuo Sampaio.

Nelsinho deve passar a noite na carceragem da Central de Polícia Judiciária (CPJ) e ser encaminhado para audiência de custódia na manhã desta quinta-feira (17). Grancieri então deve ser levado para alguma unidade prisional da região, para dar andamento ao processo de cumprimento de pena.

Alcyr Netto

Recent Posts

Executivo propõe nova sede ao Aeroclube e tenta revogar lei do tombamento

Aeroclube de Marília; área é alvo de imbróglio na Justiça (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…

2 minutos ago

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Um homem de 37 anos morreu após ser baleado por policiais militares na madrugada desta…

2 horas ago

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores

Inscrições são gratuitas e seguem até 18 de dezembro (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília…

2 horas ago

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

6 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

6 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

6 horas ago

This website uses cookies.