Decoração em unidade de saúde do município; profissionais preparados aguardando a população. (Foto: Divulgação)
Segue até sexta-feira (01), data mundial de Luta contra a Aids, a campanha “Fique Sabendo” em todas as unidades de saúde de Marília.
A intensificação de testes rápidos e orientação tem como objetivo alertar a população para a importância do diagnóstico, interrupção da transmissão e tratamento. Entre janeiro e novembro deste ano, foram confirmados 47 casos positivos na cidade.
Em Marília, o teste rápido pode ser feito em uma das 12 UBS (Unidades Básicas de Saúde) e em 34 unidades onde atuam equipes do programa ESF (Estratégia Saúde da Família). O procedimento é rápido, indolor (basta uma gota de sangue) e o resultado sai em poucos minutos.
Em caso de positividade, o protocolo técnico já prevê a orientação e encaminhamento para o serviço especializado. Atualmente, cerca de 1.500 pessoas estão em atendimento no SAE/CTA em função de alguma IST (Infecção Sexualmente Transmissível).
O acompanhamento é mensal, com atendimento pelo serviço de enfermagem, psicologia e médicos infectologistas, pediatra, ginecologista e dermatologista, assistente social. Os pacientes da unidade são atendidos de forma integral, com acesso a exames e retrovirais.
Alessandra Pereira, responsável pelo Programa Municipal de ISTs/Aids, afirma que é preciso superar os estigmas. “Fazer o teste e saber o resultado pode ser uma decisão difícil, mas é um passo decisivo para a nossa saúde. Quem tem o vírus e fica sabendo, tem mais um motivo para se cuidar. Quem não tem, tira qualquer dúvida e sai orientado para manter a saúde em dia”, explica.
É COM VOCÊ!
A indicação do teste abrange grande parte da população. A campanha “Fique Sabendo” é voltada para quem é sexualmente ativo e nunca fez o teste; pessoas que já fizeram sexo (oral, vaginal, anal) e não usaram camisinha em alguma ocasião; quem tem ou teve tuberculose ou hepatites.
Também é indicado para todas as mulheres grávidas (durante e após o pré-natal); quem teve, ou desconfia que pode ter tido, qualquer infecção sexualmente transmissível, ou ainda pessoas que compartilharam seringas e agulhas.
SÍFILIS
Além da Aids, as equipes de saúde também estão atentas em relação à Sífilis. Em Marília, a doença teve 212 casos confirmados em 2017, sendo congênita (51 casos), gestantes (62) e adquirida (99).
A falta de adesão ao tratamento por parte dos companheiros do sexo masculino tem sido apontada como dificultador para a eficácia do tratamento em gestantes e bloqueio da doença em bebês.
“Em todo o país, há uma preocupação crescente com a sífilis congênita. Fatores socioculturais, como o preconceito e a fragilização da condição feminina, estão gerando estes resultados terríveis. É importante que a mulher se trate e seu companheiro também”, destacou Alessandra.
SERVIÇO
Neste dia 1º de dezembro, o SAE promove uma série de atividades, incluindo um café da manhã especial, roda de conversa com pacientes e familiares, acolhimento da população em geral e divulgação das ações de serviços.
Durante toda a semana, as unidades seguem com atividades alusivas ao tema, além de palestras, panfletagem, afixação de cartazes e interações na comunidade.
Mais informações sobre a Campanha “Fique Sabendo” podem ser obtidas pelo telefone (14) 3402-6500, na Secretaria Municipal da Saúde. O SAE/CTA funcionam na rua 7 de Setembro, 793. O telefone para mais informações é o (14) 3451-2939.
Equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde; planejamento das ações. (Foto: Divulgação)
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.