Colunas

Derrota para Marrocos escancara planejamento atrasado do Brasil

Muito trabalho. É o que vai ter o novo técnico da Seleção Brasileira para conseguir formar um time equilibrado e competitivo para o ciclo até a Copa do Mundo de 2026. A derrota por 2×1 para o Marrocos mostrou que o planejamento está muito atrasado.

O Brasil foi eliminado na Copa do Mundo em dezembro do ano passado e ali já se sabia que o trabalho de Tite não teria continuidade. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) “cozinhou” a escola do novo treinador e optou por uma opção interina para o primeiro amistoso.

Ramon Menezes, técnico campeão do Sul-americano Sub-20, foi o escolhido e ninguém esperava uma revolução tática, mas as suas escolhas escancaram os problemas que o novo técnico do Brasil vai ter que resolver rapidamente.

A opção por Lucas Paquetá como meia não deu certo e o Brasil mais uma vez de foi time de uma nota só. Se antes, todos ficavam esperando uma jogada individual de Neymar, agora o escolhido para resolver o jogo foi Vinícius Junior. Toda ação de ataque da Seleção passou pelos pés do jogador do Real Madrid, que sofreu com a forte marcação do Marrocos.

Outro problema escancarado no Brasil são as laterais. Não é de hoje que sofremos com a renovação na posição, mas na última Copa haviam jogadores mais consolidados e experientes. O novo técnico vai ter que encontrar soluções sem muito material humano nesse setor.

A derrota para o Marrocos foi justa e aconteceu após erros individuais em saídas de bola. A consistência defensiva que existia na “Era Tite” parece não ter mais. Esse é outro ponto de equilíbrio que o Brasil vai ter que buscar nesse novo ciclo.

O planejamento está atrasado. É inadmissível o Brasil optar mais uma vez por um técnico interino para dois amistosos no mês de junho. O novo técnico precisa iniciar o trabalho já, pois a Copa do Mundo de 2026 começa de fato em setembro com dois jogos das Eliminatórias contra Bolívia e Peru.

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, está na Europa em busca do escolhido. A solução precisa ser encontrada rapidamente, pois senão a pressão, já grande por carregar mais de 20 anos sem um título da Copa do Mundo, só vai aumentar.

*

Pitacos do Matheus – https://pitacosdomatheus.blogspot.com/
Instagram – @pitacosmatheus
Twitter – @matheus_hbrito

Matheus Brito

Jornalista e apaixonado por futebol. Como todo brasileiro adoro dar Pitacos sobre o tema e vou compartilhar eles com vocês.

Recent Posts

Rompimento de rede pode causar falta d’água no Nova Marília e região

Uma ruptura na rede de abastecimento de água registrada na avenida João Ramalho, em Marília,…

4 horas ago

Campanha mobiliza redes para doação de sangue a jovem ferido em acidente de moto

Família de Victor Nathan recebe solidariedade nas redes e busca garantir transfusões (Foto: Redes Sociais)…

5 horas ago

Prefeitura de Marília divulga gabaritos de processo seletivo para professores

Certame teve 2.697 inscritos para cargos da rede municipal de ensino (Foto: Divulgação) A Prefeitura…

5 horas ago

Marília inicia projeto para orientar arborização correta nas calçadas

Iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Foto: Divulgação) A Prefeitura…

6 horas ago

Filantrópica agradece esforços e ajuda financeira de Dani Alonso e Capitão Augusto

Entidade trabalha com o acolhimento de meninos e meninas (Foto: Divulgação) Os deputados Dani Alonso…

6 horas ago

Homem provoca confusão no trânsito e é atropelado na zona norte de Marília

Situação inusitada e perigosa foi registrada na zona norte de Marília (Imagem: Reprodução) Um vídeo…

6 horas ago

This website uses cookies.