Marília

DER abandona obra atrasada na SP-333

Obras estão atrasadas desde fevereiro de 2015. (Foto: Leonardo Moreno)

Com a entrega atrasada desde fevereiro de 2015 – há mais de um ano e meio –  as “melhorias” e duplicação do trecho da Rodovia Dona Leonor Mendes de Barros (SP-333) em Marília, só serão concluídas pela empresa ou consórcio que assumir a concessão da estrada.

A informação foi confirmada ao Marília Notícia pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem). O órgão também informou que no momento as obras do km 314 ao km 323 estão paralisadas. Não há previsão de conclusão.

O departamento diz que conduz processo de rescisão contratual com a empresa responsável pela execução dos serviços, “tendo em vista que a rodovia é objeto do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado”.

O Governo de São Paulo diz que as obras estão 88,5 % concluídas, mas apesar do questionamento da reportagem, não foi respondido quanto foi gasto no local até o momento.

O investimento previsto inicialmente era de R$ 79,9 milhões. As obras começaram em novembro de 2013 com um prazo de 15 meses para conclusão.

“O DER informa ainda que a SP-333 recebe constantemente serviços de conservação, os quais envolvem a manutenção do pavimento, operação tapa buraco, limpeza, poda e roçada”, diz a nota.

No momento, o trecho é completamente esburacado, com tráfego lento e histórico de acidentes. O asfalto esfarela em diversos pontos e a circulação é intensa de caminhões e automóveis que trafegam pela região diariamente.

A imprensa local já abordou exaustivamente o assunto do atraso e são diversas as queixas sobre o problema. ONGs como a Matra já denunciaram o caso, o Ministério Público acompanha o atraso e faixas com reclamação são colocadas constantemente no local.

“Geraldo Alckmin, termine essa obra imediatamente”, dizia uma faixa instalada recentemente em um viaduto que não liga ‘nada a lugar nenhum’.

PEDÁGIOS

Recentemente, foi anunciada a concessão do trecho para a iniciativa privada em um lote com várias outras rodovias por meio do Projeto de Concessão dos Serviços Públicos de Exploração do Sistema Rodoviário.

Em Marília, apesar de não ter sido realizada audiência pública oficial sobre o impacto dos pedágios, serão colocadas praças próximas da cidade.

Uma das praças de pedágio ficará entre Marília e o distrito de Rosália, isolando os moradores dessa região da área urbana do município.

As quatro praças fazem parte do Lote D do pacote de novos pedágios, todas na SP-333, entre as cidades de Pongaí e Assis, nos kms 239 e 318 da Rodovia Leonor Mendes de Barros; no km 356 da Rodovia Rachid Rayes e no km 414 da Rodovia Miguel Jubram.

Diante da situação, nos últimos meses a deputada estadual Márcia Lia (PT) convocou uma reunião aberta a população na sede da OAB Marília para recolher as queixas e levar ao Governo do Estado.

Previsão inicial era investir R$ 70,4 milhões; 85% foi concluído, mas DER não informa quanto foi gasto. (Foto: Leonardo Moreno)

Buracos, asfalto desmanchando e tráfego intenso no local. (Foto: Leonardo Moreno)

Viaduto paralisado leva nada a lugar nenhum; obras estão paralisadas. (Foto: Leonardo Moreno)

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

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