Marília

Deputado Vinicius relata projeto de lei para facilitar renegociações em dívida ativa

Deputado Vinicius Camarinha relata mais um projeto do Governo do Estado de São Paulo para renegociação de pendências junto ao fisco (Foto: Divulgação)

Deverá ser votado na próxima semana, na Assembleia Legislativa, o projeto de lei 1245/2023, denominado “Transaciona SP”, com o objetivo de promover e facilitar a conformidade fiscal de contribuintes devedores no Estado de São Paulo, além de incrementar os índices de arrecadação de débitos inscritos em dívida ativa.

“Após a aprovação e sanção do PL 1246/2023, Resolve Já, relato mais esse arrojado projeto de autoria do governador Tarcísio de Freitas, que vai oferecer condições mais favoráveis na transação tributária estadual, como maiores prazos de parcelamento e percentuais de desconto, visando a redução da judicialização dos créditos tributários inscritos em dívida ativa”, destacou o líder da Federação PSDB/Cidadania, deputado Vinicius Camarinha (PSDB).

PARCELAMENTOS

De acordo com a justificativa do PL, os parcelamentos decorrentes de transação no Estado poderão ser realizados em até 120 meses. Quanto aos débitos classificados como irrecuperáveis ou de difícil recuperação (devidos por empresas em processo de recuperação judicial, liquidação judicial, extrajudicial ou falência) os descontos das multas, juros e demais acréscimos legais poderão ser concedidos até o limite de 65% do valor total do débito.

Tratando-se de transação que envolva pessoa física, microempresa ou empresa de pequeno porte, os parcelamentos poderão ser feitos em até 145 meses, e os descontos ficam limitados a 70% do valor do débito transacionado.

“As propostas do PL foram pensadas pela Sefaz-SP (Secretaria da Fazenda) e pela Procuradoria para tornar o sistema mais eficiente e próximo à população. Me reuni por diversas vezes com o secretário de Estado da Fazenda e do Planejamento, Samuel Kinoshita e com o secretário executivo, Rogério Campos para juntos dialogarmos sobre os principais itens desta iniciativa.

Deputado Vinicius Camarinha com governador Tarcísio de Freitas e presidente da Alesp, André do Prado na sanção do PL Resolve Já (Foto: Divulgação)

CRÉDITOS DE ICMS

Assim como as oportunidades oferecidas pelo Resolve Já, esse novo projeto ratifica o comprometimento do Governo do Estado em facilitar a renegociação de pendências dos contribuintes junto ao fisco. Como por exemplo, no PL 1245, existe a possibilidade de utilização de créditos acumulados de ICMS e créditos de precatórios na transação”, completou Vinicius.

Serão permitidas a utilização de créditos acumulados e de ressarcimento de ICMS, inclusive na hipótese de substituição tributária (ICMS-ST), próprios ou adquiridos de terceiros, desde que estejam devidamente homologados pela autoridade competente, para compensação da dívida tributária principal de ICMS, multa e juros, limitada a 75% do valor do débito e também permitida a utilização de precatórios decorrentes de decisões judiciais transitadas em julgado e não mais passíveis de medida de defesa ou desconstituição, para compensação da dívida principal, multa e juros, limitada a 75% do valor do débito

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Marília Notícia

Recent Posts

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Um homem de 37 anos morreu após ser baleado por policiais militares na madrugada desta…

2 horas ago

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores

Inscrições são gratuitas e seguem até 18 de dezembro (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília…

2 horas ago

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

6 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

6 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

6 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

6 horas ago

This website uses cookies.