Marília

Dengue volta aos patamares de transmissão de fevereiro

Agente de saúde faz orientação e verifica calha (Foto: Divulgação/PMM)

Enquanto o coronavírus é um dos assuntos mais abordados, a dengue avança e há risco de epidemia e mais mortes em 2020. Dados oficias, divulgados pela Vigilância Epidemiológica de Marília, indicam que a transmissão da doença pode ter voltado aos patamares de fevereiro.

Entre os dias 06 e 13 de março – correspondente a 11ª semana epidemiológica do ano – foram notificados 273 novos casos suspeitos de dengue na cidade, elevando a 1.849 o total de notificações de 2020.

Estão confirmados, este ano, 387 casos da doença em Marília. Uma pessoa morreu com dengue no final de janeiro, conforme atestou o Instituto Adolfo Lutz.

Novo pico

O acompanhamento semana a semana – que passou a ser possível após a Lei 8.413/2019 – pelo Portal da Transparência, indica que a total de notificações do período voltou aos patamares do período mais chuvoso do ano.

Na semana epidemiológica 07, em meados de fevereiro, foi registrado o pico da transmissão, com 276 notificações de suspeitas de dengue, em intervalo de apenas sete dias. De lá pra cá, houve queda a cada semana, com mínimo de 67 novos casos suspeitos, no começo de março.

Além de novo pico, o relatório atual aponta que voltou a subir o total de casos confirmados. Nesta 11ª semana epidemiológica, encerrada na quinta-feira (12), Marília teve 54 casos confirmados, ou seja, aumento de 16,6% em intervalo de apenas sete dias.

Alerta

A dengue tem mais vítimas, em Marília, nas regiões Oeste e Sul. São 64 casos confirmados no território da Unidade Saúde da Família (USF) Argollo Ferrão e 27 na região da Unidade Básica de Saúde (UBS) Chico Mendes.

Outros 30 casos estão confirmados nos bairros que pertencem à USF Santa Paula, na zona Sul. Na zona Norte, o território da UBS Santa Antonieta tem maior número de pessoas vitimadas pela doença.

Em nota, a Prefeitura de Marília alertou para o controle do mosquito, que se reproduz em água parada.

“Convidamos a população a continuar, de forma permanente, com a mobilização pelo combate ao mosquito transmissor da dengue. O período do verão é o mais propício à proliferação do Aedes aegypti, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção”.

A recomendação, segue o alerta, “é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano”.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo

Altas temperaturas devem ser registradas nos próximos dias em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…

56 minutos ago

Unimar realiza 15ª edição da Sipat e reforça ações de prevenção no trabalho

Iniciativa integra o calendário institucional e reúne colaboradores em uma programação voltada à conscientização (Foto:…

2 horas ago

Quintana apresenta novos equipamentos e autoriza obras no Centro de Fisioterapia

Ações, segundo a Prefeitura, integram um conjunto de investimentos (Foto: Divulgação) O governo de Quintana…

2 horas ago

Justiça pronuncia a júri acusada de atear fogo e matar companheiro em briga por crack

Uma sentença de pronúncia da 2ª Vara Criminal de Lins determinou que a mulher de…

2 horas ago

Acusado de homicídio após discussão em Ocauçu vai a júri popular, decide a Justiça

Hiago Santos foi morto com um tiro em Ocauçu (Foto: Divulgação) A Justiça de Marília…

2 horas ago

Juíza adia júri de acusado da ‘Guerra do Tráfico’ e remarca julgamento para setembro

A Justiça de Presidente Prudente - onde ocorrem os julgamentos do caso - decidiu adiar…

2 horas ago

This website uses cookies.