Marília

Unimar debate fake news e regulação das redes sociais

Advogado e CEO da DPONet, Ricardo Maravalhas (Foto: Divulgação)

O curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Marília (Unimar) promoveu um debate importante sobre fake news e regulamentação das redes sociais. A discussão abordou questões relacionadas à comunicação, liberdade de expressão e publicidade. O objetivo foi despertar o senso crítico e o embasamento argumentativo dos futuros profissionais, para lidar com esses desafios.

De acordo com a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Unimar, Débora Massarolo Ottoboni, a discussão sobre questões que envolvem comunicação faz parte da construção de carreira dos acadêmicos. “Liberdade de expressão também é publicidade. Então, eu acredito que nós, como docentes, precisamos aguçar esse senso crítico dos alunos, por isso promovemos essas discussões para que eles construam uma visão do que acontece no mundo”, conta.

A palestra teve como tema central o projeto de lei em tramitação que visa regulamentar o combate às fake news. O advogado e CEO da DPONet, Ricardo Maravalhas, foi o responsável por trazer a discussão para o curso. “Eu trouxe para eles uma visão do que acontece no mundo, a visão das consequências de um ambiente extremamente regulado e da necessidade de ter um debate, como nós tivemos aqui, para essa regulamentação, porque com todos juntos, o debate se torna mais rico e melhor aplicado para toda a sociedade”, destaca.

Acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda participaram da discussão (Foto: Divulgação)

Durante a palestra, surgiram preocupações em relação aos impactos que a regulamentação proposta poderia ter na vida da publicidade, especialmente no que diz respeito aos algoritmos e à segmentação de público.

Para o docente do curso de Publicidade e Propaganda da Unimar, Gilberto Rossi Junior, o projeto precisa ser debatido por todos, porque é uma questão delicada e que pode mudar a forma como se faz publicidade nos dias atuais. “Esse projeto de lei que está sendo discutido, e que bom que ele está sendo discutido e não aprovado de primeira, porque mexe com os algoritmos e com o poder de segmentação”, comenta.

Muitas questões foram levantadas pela turma ao longo do debate. Para o acadêmico do curso de Publicidade e Propaganda, João Luiz Furlan, analisar os prós e contras da legislação em questão é importante. “Querendo ou não, afeta em muito a nossa área, já que a gente produz muito conteúdo para empresas e isso acaba afetando bastante o que a gente pode ou não fazer. Essa palestra nos mostrou os lados bons e ruins desta lei. No caso, o que eu tirei como conclusão, é que no final das contas a lei é importante, mas não do jeito que está sendo mostrado atualmente, sendo preciso ser repensada para, aí sim, ser implementada”, ressalta.

“A discussão reafirma o compromisso que o curso de Publicidade e Propaganda possui em promover diálogos como esse, buscando a compreensão mais aprofundada dos desafios relacionados à profissão, incentivando os acadêmicos a desenvolver senso crítico apurado e a buscar argumentos sólidos para lidar com as questões emergentes na área de comunicação”, finaliza a coordenadora.

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